Hoje é Dom Jul 23, 2017 6:32 pm

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 11 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: "Regras" de navegação em mar bravo.... [ajuda]
MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 8:26 am 
Lobo do mar

Data de registro: Sex Fev 05, 2010 11:46 am
Olá Pessoal, bom dia..

estava pensando com meus botões aqui... e cheguei a seguinte conclusão:

"De início, somos todos inexperientes. A medida que vamos vivendo (navegando) vamos adquirindo um repertório de situações que nos ajuda a sair de cenas complicadas."

Esse fds eu peguei o mar bravo pela primeira vez na minha vida.. =) tentando (e ficando) na "porta" do canal de itanhaem.... vou te falar que meu coração bateu mais forte... e quando eu vi que não ia dar pra sair, meia volta na minha jangada.... ;-)

Meu pai sempre falou sobre como um cara que navega mal consegue virar um barco seguro... então eu pensei: Poxa... se todos somos inexperientes (de início), sempre estaremos encontrando situações novas...

Pensando nisso (e na segurança dos beginners - como eu) tenho algumas dúvidas aqui, e sempre que alguém tiver alguma dica sobre o assunto, eu gostaria muito de ouvir....

Por ex:
Considerando uma lancha pequena (menor que 27 pés) motorizada com popa ou rabeta,
- Se vc está navegando por um canal, represa ou uma enseada.. e vc suspeita que existem bancos de areia por alí... como devemos proceder?
- Vc está saindo e o mar está meio bravo. O certo é pegar as ondas SEMPRE de frente? Quando é o momento de acelerar e reduzir? antes da onda, na crista ou depois, qdo vc está "descendo" da mesma?
- Vc saiu p/ mar e estava tranquilo... de repente, o mar começa a ficar agitado.. vc decide voltar... agora as ondas estão vindo por trás de vc. Como proceder na direção, aceleração e redução?
- Na entrada de um canal, vindo do mar, as ondas estão vindo de bombordo, te jogando p/ pedras ou praia. Penso que não dá pra ir de frente, pq meu objetivo é entrar no canal. Mas pegar uma onda de lado não é bom negócio.... e agora?

essas são algumas das dúvidas que surgiram na minha primeira navegação complicada...

muito obrigado!

Azp.

Assunto do Tópico: Re: "Regras" de navegação em mar bravo.... [ajuda]
MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 3:22 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Abr 26, 2007 12:46 pm
Ola amigo, vou tentar te responder dentro da minha experiencia e limitação, pois ando em uma lancha bem pequena (SeaStar 1800 + Yamaha 90) num local considerado razoavelmente complicado, lagoa de Araruama no municipio de São Pedro D'Aldeia - RJ, seu canal de alimentação, o Canal do Itajuru e Praia do Forte em Cabo Frio.

- Se vc está navegando por um canal, represa ou uma enseada.. e vc suspeita que existem bancos de areia por alí... como devemos proceder?

Verifique a altura de calado da sua lancha, use o sistema de navegaçào em baixa profundidade do seu motor de popa (se ele tiver), instale uma sonda simples com o transducer colado por dentro do casco, não tire o olho da profundidade marcada, acerte os alarmes da sonda para tocarem abaixo de 0,8 m e procure navegar bem devagar nas primeiras vezes, tente perguntar a alguem que ja conheça o local, marque seus pontos de referencia/rota (de preferencia no GPS) e pronto.
Minha sonda é uma Eagle Cuda 168, resolve beleza, a saida da lagoa para o canal do Itajuru é um Deus nos acuda, tem banco de areia e obstaculo para todo lado.

- Vc está saindo e o mar está meio bravo. O certo é pegar as ondas SEMPRE de frente? Quando é o momento de acelerar e reduzir? antes da onda, na crista ou depois, qdo vc está "descendo" da mesma?

Pegar as ondas de frente é melhor, pegar de travez é brabo, joga agua para dentro e até pode tombar a lancha, quanto a acelerada, vai depender da sua velocidade e frequencia das ondas, voce vai ter que "achar" o ponto certo, se acelerar demais pode voar e de menos pode ate ter uma onda te jogando para tras.

- Vc saiu p/ mar e estava tranquilo... de repente, o mar começa a ficar agitado.. vc decide voltar... agora as ondas estão vindo por trás de vc. Como proceder na direção, aceleração e redução?

Como na resposta anterior, ache a velocidade correta para cortar as ondas sem riscos

- Na entrada de um canal, vindo do mar, as ondas estão vindo de bombordo, te jogando p/ pedras ou praia. Penso que não dá pra ir de frente, pq meu objetivo é entrar no canal. Mas pegar uma onda de lado não é bom negócio.... e agora?

Faça uma rota em zigue-zague, bombordo, vante, bombordo, vante para poder cortar as ondas e conseguir entrar sem passar colado nas pedras que segundo seu relato estarão a boreste.

[ ]s

Pipoca II esta de volta :) :) :)
Ta NOVA, parece que acabou de sair do estaleiro, valeu Pescaça, valeu Fibrafort

Soluções em Computação Empresarial
http://www.netpoint.inf.br

MensagemEnviado: Ter Fev 09, 2010 4:26 pm 
Lobo do mar

amigo,

obrigado!

em relação a aceleração.. o ideal é estar na crista da onda sem acelerar p/ descer com o próprio movimento da onda? esse é o ponto que vc comentou..? (acelerar até chegar na crista?)

obrigado,
PK.

MensagemEnviado: Qua Fev 10, 2010 4:50 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Abr 26, 2007 12:46 pm
Não, eu disse achar a velocidade certa para ir subindo e descendo as ondas sem ficar tomando porrada e sem colocar o barco em risco, nada de surfar, isso é perigoso

Pipoca II esta de volta :) :) :)
Ta NOVA, parece que acabou de sair do estaleiro, valeu Pescaça, valeu Fibrafort

Soluções em Computação Empresarial
http://www.netpoint.inf.br

MensagemEnviado: Qui Fev 11, 2010 9:59 am 
Lobo do mar

obrigado!

MensagemEnviado: Qui Fev 11, 2010 1:04 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Ter Fev 03, 2009 3:31 pm
Não gosto muito de pegar as ondas de proa, prefira sempre de "bochecha" quando o mar está grosso, não bate e é mais fácilo de controlar. Surfar é mesmo bem perigoso, detesto pegar mar de popa. Lembrando que a velocidade de uma onda em alto mar é muito maior que a da maioria das lanchas, portanto fica praticamente impossível navegar entre uma e outra.

MensagemEnviado: Qui Fev 11, 2010 8:22 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Ter Jan 15, 2008 12:12 am
Amigos,

Com mar mexido eu prefiro encarar as ondas sempre em 45 graus e numa velocidade reduzida pra não "bater seco"...

Prefiro mar com marolas gigantes do que aquelas "ondas médias" com cristas curtas e próximas uma das outras, que fazem o barco bater seco e jogam água pra dentro. Eu acabo de aprender a usar o FLAP corretamente!! Eles ajudam muito na navegação desse tipo de mar. Sem FLAP, esse mar é chato demais...... Tem que acelerar e tirar a todo momento e aprender a entrar e sair certo dessas ondas curtas.

Na minha opinião, todo comandante deve aprender a controlar o TRIM do barco muito bem.. Isso ajuda muito na navegação... É difícil explicar pra alguém!! Pra aprender, a fórmula é NAVEGAR, e durante a "navegada" subir e baixar o TRIM em diversas situações para ver como o casco vai se comportar e navegar.

Uma dica que considero importante... Com mar mais complicado, especialmente em lanchas menores, é fácil uma onda "entrar" na proa e invadir o barco!!! É uma cena horrível e nada difícil de acontecer pra barcos menores de 25 pés navegando no mar mexido....... Depois de tomar alguns banhos eu aprendi a evitar isso... No geral isso acontece quando reduzimos a velocidade e a proa abaixa, nessa hora, se perceber esse risco (de onda invadindo pela proa), você deve acelerar forte ANTES da onda chegar, pois dessa forma a proa "levanta" e a probabilidade da onda invadir é menor... Se você subir um pouco o TRIM o barco vai levantar ainda mais a proa e isso vai evitar ainda mais a entrada da onda.

Ainda falando de mar chato, bem chato, entrar na onda a 45 graus "acelerando" pra garantir a escalada e quando estiver lá em cima, mas antes da lancha "decolar", tirar um pouco a acelaração pra evitar aquela "batida seca".

Cuidado também com aquelas "ondonas" que as lanchas "gigantes" (40, 60, 70 pés...) fazem. Por isso, quando ver uma BIG navegando na sua direção, desvie levemente sua rota para evitar encarar o rastro dessas lanchas que podem se comparar a ondas de 5 metros do pior tipo possível.

PS: Só dá pra aprender a navegar mesmo NAVEGANDO....... Não precisa sair e encarar mar muito grosso, mas as vezes é interessante pegar o mar chato pra ir "testando" e aumentando seus conhecimentos.

Abraços ;)
Fernando Previdi

MensagemEnviado: Qui Fev 11, 2010 10:34 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sex Out 30, 2009 1:19 am
É isso aí Previdi. A teoria ajuda, mas para aprender, só navegando mesmo!

MensagemEnviado: Sex Fev 12, 2010 9:13 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Nov 28, 2007 6:11 pm
Realmente, aprender vivendo (navegando) é a melhor forma.
A quem não tem experiência ou tem pouca, peça a um amigo experiente ou contrate, mesmo que por um dia, um marinheiro sabidamente conhecedor de navegação e passe algumas horas praticando orientado por ele.
O risco de encarar o mar sem ter certeza das atitudes a tomar é muito arriscado.
Além disso, apesar de existirem algumas regras básicas como descritas acima por alguns amigos, cada barco tem comportamento próprio e deve ser conhecido.
Respeite a regra básica: nunca "enfrente" o mar ! Se puder evite sair se há possibilidade de mar bravo.
Se for surpreendido no mar, antes de encará-lo, avalie : voltar ? Ficar onde está (se razoávelmente seguro), buscar abrigo(se próximo), evitar proximidade de terra(desabrigada).

MensagemEnviado: Sáb Fev 13, 2010 10:08 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Seg Set 21, 2009 10:57 pm
Também sou iniciante e achei este tópico bem interessante.

Realmente somente com a prática podemos aprender, mas as dicas ajudam bastante.

Hoje encarei um mar chato entre o Pereque Mirim (Ubatuba) a a Ilha do Prumirim. A ondulação de leste tinha ~1,4m (previsão de Windguru e aparentemente estava por aí...) estava bem chata.

No começo estava navegando com trim baixo. Aí resolvi testar uma dica de uma colega alemão que navegou comigo duas semana atrás, "Quando o mar estiver forte, levante o trim o máximo possível (ou seja, lancha empinada)".

Levantei o trim até perceber que de vez enquando o motor cavitava (é possível perceber pelo barulho do motor). Aí voltei um pouco o trim e foi possível navegar em 18nós no GPS com relativo conforto. Detalhe, minha lancha é 19 pés.

Talvez esta dica ajuda os colegas...

Abraço,

Paulo Henrique

MensagemEnviado: Qua Fev 17, 2010 3:33 pm 
Lobo do mar

bacana... essa do trim eu não tinha pensado ainda....

qto mais alto o trim, mais empinada fica a lancha, certo? qto mais inclinada, maior a chance de pegar a onda com o casco "cortando" do que com a proa "furando".... hmm..

juntar essa dica com a da navegação a 45% é uma boa ! vou testar na próxima vez..

abrass
Azp.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 11 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas