Hoje é Dom Mai 19, 2019 2:24 pm

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Segurança Náutica
MensagemEnviado: Ter Mar 12, 2019 1:31 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Mai 14, 2011 11:34 pm
Temos visto muitas mudanças quanto à segurança automobilística. Algumas boas, outras... nem tanto. Todos se lembram do kit de primeiros socorros... Extintores deixam de ser obrigatórios.. Enquanto freios ABS já foram incorporados.
Mas quando se fala em náutica, pouca atenção se dá à segurança. A pulseirinha corta-motor, por exemplo, nunca vejo ser utilizada. Ficamos nos coletes salva-vidas que, como os cintos de segurança, só tem utilidade após algo ter acontecido.
Uma coisa que eu penso que deveria ser obrigatória é a proteção para o hélice. Muitos acidentes poderiam ser evitados com este simples dispositivo.
Opinões?

Assunto do Tópico: Re: Segurança Náutica
MensagemEnviado: Ter Mar 12, 2019 1:57 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Fev 25, 2004 6:14 pm
Para barcos privados não acho necessário, já para barcos de passageiros, como escunas que fazem passeios, poderia ser.
Mario

MensagemEnviado: Ter Mar 19, 2019 11:33 am 
Novato

Data de registro: Qua Jun 08, 2016 12:06 pm
Concordo com a obrigatoriedade para todo o tipo de embarcação a propulsão. Os maiores índices de acidentes ocorrem com as embarcações particulares de passeio RedBoy! Claro que não eximindo também as embarcações de passeio, pois sabemos que os acidentes são mais propícios de acontecer, mas não é o que estamos vendo.
Politicas Públicas mais eficientes nas áreas de banhistas também são bem vindas, já que são as prefeituras locais que determinam estas áreas e são responsáveis por delimitá-las e fiscalizar.

MensagemEnviado: Ter Mar 19, 2019 1:41 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Mar 08, 2007 2:25 pm
Redboy escreveu:
Para barcos privados não acho necessário, já para barcos de passageiros, como escunas que fazem passeios, poderia ser.
Mario

+1

Quanto ao resto ,costumo dizer que o que a Marinha pede é o mínimo ,existem N coisas que poderiam acrescentar a bordo para aumentar a segurança ,independente da Marinha , é uma questão de bom senso ,ja chega do estado se meter na vida de cada um.
Que tal uma lista mínima de uma farmácia de bordo,independente do tamanho do barco, com todos os produtos que eventulamente possam ser utilizados ? Apitos nos coletes? 2 litros de agua por tripulante mínimo? Caixa de abandono flutuante? protetor solar ?A lista é infinita

Abraços

Vamos colaborar ! CADASTRO COMPLETO!

Traga sempre seu lixo ,as ilhas agradecem....
Porque todo lixo jogado no chão sempre vai parar no mar...

MensagemEnviado: Ter Mar 19, 2019 9:01 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Abr 08, 2010 8:46 pm
Uma coisa que deveria ser especificado (e cobrado) pela Marinha que os salva-vidas devem ser mantidos no barco em local de fácil acesso e de bastante visibilidade. É claro que isso é uma questão de bom senso, mas ...

MensagemEnviado: Qua Mar 20, 2019 9:33 am 
Lobo do mar

Data de registro: Qua Out 09, 2013 6:14 pm
Na minha humilde opinião a questão da evolução do "equipamento" de segurança obviamente é bastante importante mas não o ponto chave, considerando a situação atual.

Considerando o perfil normal de navegação de esporte e recreio é bastante raro casos de acidentes ou incidentes agravados por falta de equipamento básico de segurança. Mas em compensação o comportamento inadequado, para não dizer criminoso, de parte dos condutores é algo evidente.

O ponto onde quero chegar: usando como exemplo nossa região aqui no Paraná, a Marinha faz razoavelmente bem o papel da fiscalização formal. Me refiro a abordar embarcações para a verificação de documentos e dos equipamentos obrigatórios. O que condiciona o pessoal a observar os requisitos mínimos (extintor, coletes, etc).
O que me deixa bastante transtornado é que as situações de risco e/ou desordem não tem nada a ver com o equipamento em si. O que se observa é a condução de lanchas e jets de maneria temerária por sujeitos que ignoram completamente as regras básicas de segurança e bom senso. Fato muito comumente agravado pelo consumo de álcool. As loucuras que se comete com jet skis em áreas próximas à margem e banhistas é impressionante. O canal de Pontal do Sul, onde está a marina onde fica o meu barco, é um show de horrores a cada tarde. A velocidade máxima no canal é ignorada e o estado de embriaguez de muitos dos condutores retornando de um dia de passeio é evidente.

Nunca vi a Marinha realizar abordagens nestas situações. No sentido de coibir condução sob efeito de álcool e indisciplina na navegação de maneira geral. E é destes casos que surgem os maiores riscos para todos.

MensagemEnviado: Qua Mar 20, 2019 10:36 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Mar 08, 2007 2:25 pm
Mauro Brisola escreveu:
Na minha humilde opinião a questão da evolução do "equipamento" de segurança obviamente é bastante importante mas não o ponto chave, considerando a situação atual.

Considerando o perfil normal de navegação de esporte e recreio é bastante raro casos de acidentes ou incidentes agravados por falta de equipamento básico de segurança. Mas em compensação o comportamento inadequado, para não dizer criminoso, de parte dos condutores é algo evidente.

O ponto onde quero chegar: usando como exemplo nossa região aqui no Paraná, a Marinha faz razoavelmente bem o papel da fiscalização formal. Me refiro a abordar embarcações para a verificação de documentos e dos equipamentos obrigatórios. O que condiciona o pessoal a observar os requisitos mínimos (extintor, coletes, etc).
O que me deixa bastante transtornado é que as situações de risco e/ou desordem não tem nada a ver com o equipamento em si. O que se observa é a condução de lanchas e jets de maneria temerária por sujeitos que ignoram completamente as regras básicas de segurança e bom senso. Fato muito comumente agravado pelo consumo de álcool. As loucuras que se comete com jet skis em áreas próximas à margem e banhistas é impressionante. O canal de Pontal do Sul, onde está a marina onde fica o meu barco, é um show de horrores a cada tarde. A velocidade máxima no canal é ignorada e o estado de embriaguez de muitos dos condutores retornando de um dia de passeio é evidente.

Nunca vi a Marinha realizar abordagens nestas situações. No sentido de coibir condução sob efeito de álcool e indisciplina na navegação de maneira geral. E é destes casos que surgem os maiores riscos para todos.

É verdade,o fator humano é a principal causa de acidentes , como coibir? aumentando a fiscalização? os bons pagam pelos maus? ou seria melhor e mais facil denunciar? há um canal em todas as Capitanias que recebem relatos,fotos ,etc é só fotografar e enviar para a capitania toda embarcação é identificada e quando aparece um filme desses nas redes sociais o resultado é devastador ,então é preciso pensar bem antes de fazer uma lambança pois ela pode ser viral.
Abraços

Vamos colaborar ! CADASTRO COMPLETO!

Traga sempre seu lixo ,as ilhas agradecem....
Porque todo lixo jogado no chão sempre vai parar no mar...

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 7 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas