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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Qui Jul 08, 2010 12:16 am 
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Data de registro: Qui Jun 04, 2009 10:06 pm
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Marcos, te pergunto se vc já NAVEGOU em um barco inflável.
Vc quer comparar a navegação de um inflável com um casco rígido?
Eu TENHO um barco inflável, entre outros e posso te garantir que não tem comparação.
Quanto ao motor 40, se vc observar as características so barco testado, ELE PESA 450 KG aprox (900 lbs) e o PESO TOTAL DA EMBARCAÇÃO DEU 800 kg (1560 lbs).
O meu conjunto com o 50 não pesa 300 kg além de ter de boca apenas 1,40.
Eu não identifiquei a LARGURA do casco testado, mas pelo PESO acredito que não deva ser estreito não.
Se a Honda fizesse o teste com o MEU barco, seria campeã de consumo, pode crer.
E CONTINUA o convite, PAGUE UMA PESCARIA e VENHA CONFERIR O CONSUMO do meu barco.


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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 1:01 pm 
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Citação:
AlexAdvo Postou 03 July 2009 - 07:22 PM

Amigo, não se iluda. O fator peso em barcos de alumínio é DETERMINANTE para a QUALIDADE e DURABILIDADE do mesmo.

Barco mais LEVE, significa MENOS REFORÇO, seja menos cavernas e menos travantes ou, o QUE É PIOR CHAPA MAIS FINA de alumínio.

Se vai comprar pergunte qual chapa é usada na fabricação, analise os barcos sem os estrados, veja quantos cavernames tem no fundo, quantas estruturas de reforço tem.

Barco de alumínio subiu muito estes últimos anos, siga estas dicas que vc terá barco pra MUUUITOS anos.

http://www.pescaki.com/index.php?/topic/6569-barco-de-aluminio/page__view__findpost__p__198347


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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 3:26 pm 
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Data de registro: Qui Jun 04, 2009 10:06 pm
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Se vc continuar pesquisando no pescaki, ou neste mesmo fórum, eu já disse que o meu barco foi construído INTEIRO em chapa 2mm.
Agora eu até falei já que tem fábrica usando chapa de 1mm, isso não vai durar nada.
Meu barco foi construído em 1998 e até hoje não entra água.


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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 6:23 pm 
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Data de registro: Seg Mar 29, 2004 3:16 pm
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O seu barco é especial, o seu motor está com carburação pobre e com um hélice alongada, e vc está satisfeito. Que bom! Infelizmente isto não pode ser considerado algo padrão.

Vc disse que o consumo do Honda 40 EFI não poderia servir de base por estar num barco muito pesado.

Que tal compara-lo com um outro muuuiiito mais pesado e potente?
Que tal com um barco 400% o seu peso e 750% a sua potência?

Veja os dois testes abaixo.

Marcos Erbe
Tópico: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
Enviado: Ter Jun 29, 2010 11:25 am
http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?p=54710#p54710

BF 40 EFI
http://marine.honda.com/Products/modeldetail/BF40

Performance Test
Imagem
http://img534.imageshack.us/img534/4193/hondabf40hpperformancet.th.jpg ~5 kB
http://img534.imageshack.us/img534/4193/hondabf40hpperformancet.jpg ~68 kB

http://marine.honda.com/pdf/props/Alumacraft%20Classic%20165%20Tiller%20-%20BF40%20EFI.pdf

Observações: 2.0 GPH ~ 7,6 Litros/hora & 10,5 MPG ~ 4,43 Km/L

Marcos Erbe
Tópico: Consumo - 4 tempos x 2 tempos E-tec
Enviado: Qui Jul 01, 2010 12:57 pm
http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?p=54883#p54883

Ao declarar o meu sonho de consumo ( http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?p=53587#p53587 ), citei o possível uso do Evinrude E-Tec 300 hp, o que acabou gerando a discussão sobre o quanto seria o seu consumo. Abaixo está um teste com este motor, mas em um casco com 1.678 kg (a Victory 310 Express terá cerca de 1.000 Kg) e 35 L/h de cruzeiro:

Dusky - 233 Open (2010-) 1 x 300-hp Evinrude E-TEC 300 H.P.
Imagem
http://www.boattest.com/boats/test_results_Printp.aspx?ID=2274

Boattest: Dusky 233 Open Fisherman com Evinrude E-Tec V6 3.441cc 300 hp
Imagem
http://img232.imageshack.us/img232/931/evinrudeetec300hp.th.jpg ~5 kB
http://img232.imageshack.us/img232/931/evinrudeetec300hp.jpg ~68 kB
http://www.boattest.com/engines/Engine-Test.aspx?ID=430016

Se eu corricar a 5,5 MPH, o Evinrude 300 hp irá consumir os mesmos 0,6 GPH do Honda 40 EFI. Lembrando que o consumo de lubrificante, nestas condições, será menor do que 200:1, o que resultaria em mais de 333 horas por 1 Galão (3,785 Litros, ao invés de 1 Litro !) de lubrificante. Neste mesmo período, o Honda 40 EFI teria realizado mais de 5 trocas de óleo (60 horas em condições severas).

Se eu andar em cruzeiro de 28,8 MPH, o Evinrude irá fazer 3,1 MPG, enquanto o Honda irá fazer 10,5 MPG em cruzeiro de 20,9 MPH (338% a mais para uma potência 750% maior!). Caso o Honda 40 EFI tentar acompanhar o Evinrude 300hp na sua velocidade de cruzeiro de 28,8 MPH, o seu consumo seria de 7,6 MPG contra os 3,1 MPG do Evinrude (O Evinrude iria gastar 245% a mais, mas para uma potência 750% maior e em um barco 400% mais pesado).

Quanto ao seu insistende convite para uma pescaria, acho que terei que passar. Os meus pais me ensinaram a não confiar em estranhos (vai que que a gente esteja em um lugar distante e acabe a isca para tubarão! - vide caso Eliza Samudio).

Imagem
http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/eat.gif


Editado pela última vez por Marcos Erbe em Dom Jun 10, 2012 5:21 pm, no total de 4 vez

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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 6:58 pm 
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Data de registro: Qui Jun 04, 2009 10:06 pm
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Marcos, segundo vc então o motor maior GASTA MAIS!!!!!
NOOOSsA , brilhante conclusão.

Como já te disse, se fosse num casco mais leve, ou se o motor fosse mais potente, garanto que gastaria menos.

Simples física.

E a Elisa foi jogada aos cães, vc poderia morrer afogado ou comido por piranhas, já que pesco em agua doce.


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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Dom Jul 18, 2010 10:47 pm 
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Corricando, o Honda 40 EFI iria gastar o mesmo em gasolina, mas mais lubrificante! :

Citação:
Se eu corricar a 5,5 MPH, o Evinrude 300 hp irá consumir os mesmos 0,6 GPH do Honda 40 EFI. Lembrando que o consumo de lubrificante, nestas condições, será menor do que 200:1, o que resultaria em mais de 333 horas por 1 Galão (3,785 Litros, ao invés de 1 Litro !) de lubrificante. Neste mesmo período, o Honda 40 EFI teria realizado mais de 5 trocas de óleo (60 horas em condições severas).

Novamente: Apesar de ter 7,5 vezes mais potência, os consumos relativos foram de 1,0 @5,5 MPH, 3,38 @ 20,9 MPH (velocidade de cruzeiro do Honda 40 EFI !), 2,45 @ 28,8 MPH (velocidade de cruzeiro do Evinrude V6 3.441cc 300hp!), e 6,89 @ WOT (pé-no-fundo!). É mais difícil conseguir um consumo específico baixo em grandes motores a ciclo Otto, ou a faísca (a velocidade de combustão é constante e tem maiores distâncias a serem percorridas, além de uma taxa de compressão normalmente menor). (No ciclo diesel ocorre o inverso !)

Obs.: Postei uma comparação entre dois motores de 300 hp (Evinrude x Suzuki)

Marcos Erbe
Tópico: Consumo - 4 tempos x 2 tempos E-tec
Enviado: Sex Jul 23, 2010 5:54 pm
http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?p=55657#p55657

Imagem
http://www.ballyhoo.com.br/barbatana.gif


Anexos:
Contador de visualizações.gif
Contador de visualizações.gif [ 807 Bytes | Visualizado 3354 vezes ]


Editado pela última vez por Marcos Erbe em Qua Out 27, 2010 2:21 pm, no total de 6 vez
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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Dom Jul 18, 2010 11:51 pm 
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Isso é verdade.
No caso do etec, que faz revisão a cada 300 horas, se fosse mercury, os custos se equivaleriam, vez que a manutenção é a cada 100 horas.

Opa, o etec em uso SEVERO também exige manutenção mais frequente.
Ao invés de TRÊS anos, é recomendado MANUTENÇÃO ANUAL.
Assim posso deduzir que a manutenção também se dará de 100 em 100 horas, o que acaba de empatar tudo.

Programa de manutenção
A manutenção e inspeção de rotina são requisitos para
prolongar a vida útil do motor de popa. A tabela a seguir
apresentada diretrizes para que a inspeção e manutenção
sejam realizadas por um Revendedor autorizado.
IMPORTANTE: Os motores de popa usados para locação,
fins comerciais ou outras formas de utilização durante
muitas horas exigem que as inspeções e manutenção
sejam efetuadas com mais freqüência. Ajuste o programa
de acordo com a condições operacionais e ambientais.
Descrição
Produto
para
tratamento
do motor
A cada 300
horas ou
três anos (1)
Inspecione os fios elétricos e da ignição quanto ao desgaste ou rachaduras 
Reaperte os acessórios de montagem do motor no painel de popa (54 N•m) 
Fixadores: verifique se há componentes soltos 
Componentes do sistema de combustível e óleo: inspecione e repare
vazamentos (2) 
Substitua o filtro de combustível 
Troque o lubrificante da caixa de engrenagens A 
Lubrifique as graxeiras (3) C 
Espuma do silenciador, inspecione e substitua se necessário 
Inspecione o sistema do compensador e inclinador hidráulico e o nível de
fluido
B 
Inspecione e lubrifique as estrias do eixo da hélice (3) C 
Inspecione e substitua as velas de ignição, se necessário (2) 
Inspecione e lubrifique o eixo do pinhão do motor de arranque D 
Inspecione e lubrifique o sistema do leme C 
Inspecione o termostatos (2) 
Inspecione e o cabo do acelerador e estenda-o novamente 
Inspecione ou substitua a bomba de água, se necessário 
(1) Média de uso recreativo. O uso para fins comerciais, serviços pesados ou o uso em água salgada ou poluída
exige que a inspeção e manutenção sejam efetuadas com mais freqüência (verificações anuais são
recomendadas).
(2) Componente relacionado a emissões – Consulte Responsabilidade do proprietário na página 42,
INFORMAÇÕES SOBRE A GARANTIA DO PRODUTO na página 58 e, se aplicável, DECLARAÇÃO
DE GARANTIA DE CONTROLE DE EMISSÕES DA CALIFÓRNIA na página 61


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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Seg Jul 19, 2010 12:12 am 
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Essa aí eu tenho certeza que o Paragon terá prazer em te responder.


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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Seg Jul 19, 2010 12:23 am 
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Data de registro: Qui Jun 04, 2009 10:06 pm
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Bom, está no manual...


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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Sáb Jul 24, 2010 3:48 pm 
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Citação:
cjgomes
Tópico: E-TEC 75 HP 2006
Enviado: Ter Ago 28, 2007 6:25 pm

Tenho uma Focker 160 (280 kg) equipada com um E-TEC 75HP 2006. Uso em Brasília, no lago. Está com 125 horas. Uso XD100 e gasolina podium comprada em terra. No final de 2006 estive em Angra e rodei 22 horas. São essas as minhas medições:
Consumo litros/hora no lago: 8,3 litros de gasolina/hora
Consumo de óleo: 1 litro de XD100 para 130 litros de gasolina (1:130!)
Consumo litros/hora em mar: 11 litros de gasolina/hora (usei podium do posto Porto Marina 1)
Giro de motor: em planeio, fico entre 3500 e 4000 rpm, a uma velocidade de 27 milhas terrestres/43 km/23,5 nós. Minhas perguntas:

a) o consumo de óleo é normal ? Não seria 1:200 ?
b) é normal a diferença apresentada entre consumo de gasolina em mar (11 litros/hora) e consumo em lago (8,3 litros/hora) ?
c) antes de 300 horas, devo trocar ou revisar algo ?
d) devo instalar filtro separador de água, como vc recomenda ? O que é isso e porque é importante ?
e) até agora, o único defeito é que o motor, quando funciono-o pela primeira vez, ainda frio e em marcha-lenta, morre ao engatar a manete. Meu mecânico - Eduardo, Villa Nautica/DF, mapeou a marcha-lenta com software da evinrude, mas o problema parece persistir. Qual a causa provável ?

http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?p=23999#p23999

RICARDO PARAGON
Tópico:
Enviado: Qua Set 19, 2007 1:28 pm

Gostei do teste! Não entendi o consumo no mar, deveria ser igual ou menor, a única diferença seria o tipo de ondulaçào, jáque em angra quando venta, o mar fica meio picado e com embarc'~oes pequenas requer acelerar e reduzir o tempo todo, daí o possível aumento do consumo. Agora vamoa as respostas:
a) o Consumo varia de 1:60 até 1:200, dependendo do giro, entra as primeiras 20 horas o consumo é dobrado devido ao amaciamento do motor.
b) já respondi acima.
c) Para motores que são usados em água salgada, o fabricante recomenda uma inspeção anual no anodos. Vide manual.
d) Sim já deveria ter instalado a muito tempo. De troca-lo anualmente.
e) Possível entrada fal'sa de ar pelo tubo do pescador, verifique toda linha para verificar mangueiras frouxas. a posição da pera conforme o Ari recomenda é importante.

Atenciosamente,

RICARDO!

http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?p=24823#p24823


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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Dom Jul 25, 2010 11:18 am 
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Data de registro: Qui Mar 08, 2007 2:25 pm
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Localização: Angra dos Reis
Vamos lá:

A Evinrude anuncia que o motor deve passar por uma revisão a cada tres anos ou trezentas horas.
A Revisão que ela fala é uma visita a uma assistencia técnica portanto uma revisão profissional.
Todos os motores tem que ter manutenção.
Pessoal ou profissional.
Se for usado em agua salgada/uso pesado/etc tem que maior manutenção.
Quem dá esta manutenção?(no caso pessoal: marinheiro,barqueiro,filho,etc)
Se não tiver conhecimento( instrução é dada na entrega técnica) ira precisar de uma manutenção profissional.
Depois de quanto tempo? 3 meses?6meses? 3 anos? Vai depender de como o motor foi mantido.
Ex: Anodo de sacrificio ,se o motor ficar na agua salgada por tres meses ,dificilmente o anodo tera que deixar de ser trocado.
Gasolina de má qualidade ,afeta as velas e bicos ,dificilmente chegarão às 300 horas .
No que se refere ao motor ,todos os que procederam como foi ensinado na entrega técnica ,só fazem revisão nos periodos determinados pela fábrica.
O que gera serviço hoje em dia para as oficinas é a ignorancia e negligencia,infelizmente isto causa dissabores para o proprietário,dissabores este que procuramos sempre minimizar ,mas sabemos que é quase impossivel,mas tentamos.


Abraços

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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Dom Jul 25, 2010 7:27 pm 
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Localização: Angra dos Reis
http://www.boattest.com/engines/Engine- ... ?ID=430016

Alguem ainda duvida que o E-TEC alem de ser mais rápido é mais economico?


Abraços

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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Ter Jul 27, 2010 6:35 pm 
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Só "esqueçeram" de computar o óleo 2T usado. Também me causa estranheza que um motor consuma o mesmo a 5500 e 5650 RPMS, afinal são 150 rpms a mais.
E, se foi 0,01 milha mais rápido, isso de deu COM CERTEZA pela diferença dos dias do teste.
Notem que um teste é de 2008.
O consumo de óleo num motor deste, que bebe 26 galões por hora ( aprox 104 l/h) é 1litro por hora então podem somar mais R$ 50,00 por hora, o que daria mais 20 litros de gasolina para o 4T.
Economia não é só consumo de gasolina...


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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Ter Jul 27, 2010 6:52 pm 
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Alexadvo, se você for falar no consumo do óleo 2T então tem que falar no ÓLEO do motor 4T + FILTRO DE ÓLEO que também tem que ser trocado todo ano ou a cada 100 horas nos motores 4T (e não existem nos 2T)!!!

Eu por exemplo troquei nesse fim de semana o ÓLEO do meu motor + FILTRO DE ÓLEO, motor esse que fiz a revisão completa e troca desses itens em DEZ/09, e não foi nada barato... SE eu ainda estivesse com meu 2T DI (Optimax) eu NÃO teria esse custo...

Ou seja, CONCLUSÃO, a economia do ÓLEO 2T no 4T é zero se você considerar troca do óleo do motor + filtro... Palavra de quem tinha um OPTIMAX e agora tem um Diesel (imagino que é o mesmo conceito do 4T no que se refere a óleo e filtro).

Pessoal: Se eu falei alguma besteira, me avise que eu EDITO o Tópico e tiro a informação do ar.

Abraços ;)
Fernando Previdi
alexadvo escreveu:
Só "esqueçeram" de computar o óleo 2T usado. Também me causa estranheza que um motor consuma o mesmo a 5500 e 5650 RPMS, afinal são 150 rpms a mais.
E, se foi 0,01 milha mais rápido, isso de deu COM CERTEZA pela diferença dos dias do teste.
Notem que um teste é de 2008.
O consumo de óleo num motor deste, que bebe 26 galões por hora ( aprox 104 l/h) é 1litro por hora então podem somar mais R$ 50,00 por hora, o que daria mais 20 litros de gasolina para o 4T.
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 Assunto do Tópico: Re: Alguem tem um E-tec 25 hp ? É mesmo econômico?
MensagemEnviado: Qua Jul 28, 2010 12:43 pm 
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Data de registro: Seg Mar 29, 2004 3:16 pm
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Entendo que as colocações do AlexAdvo sejam referentes à comparação com o Suzuki 300 hp.

Vamos imaginar o uso dos motores no extremo: 100% WOT (pé-no-fundo!).

O volume de lubrificante do Suzuki deve ser uns 6 litros. Deve-se adicionar nisto os custos do filtro de óleo, mão de obra, tempo perdido, etc... Para simplificar, vamos imaginar o equivalente a uns 10 litros no total.

Sempre vejo a orientação para realizar a troca de óleo 4T a cada 60 horas nos casos de uso severo. Bem, andar a 100% WOT não é severo - é extremo! Eu trocaria a cada 40 horas (num carro a 180 Km/h, 40 horas equivaleriam a 7.200 Km !).

Acontece que, neste regime (100% WOT), também haveria consumo de óleo 4T (em altas temperaturas, o lubrificante afina e passa pelos anéis para a câmara de combustão). Quanto? Num motor de carro, consumir 1 Litro a cada 1.500 Km AINDA é considerado normal (isto para motores de até uns 4 litros de lubrificante!). Baseando-se no exemplo acima citado, seriam 1 Litro a cada 10 horas de uso, portanto, adicione uns 4 litros ao longo das 40 horas entre trocas de uso extremo (100% WOT).

Tudo somado, seriam uns 40 litros para o Evinrude e uns 14 Litros para o Suzuki. Portanto, uns 26 litros de lubrificante adicionais para o Evinrude. Considerando-se uns R$40/L do Evinrude XD100 (não é R$50! : http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?p=55877#p55877), seriam uns R$1.040,00 adicionais para o Evinrude. Portanto, o custo total adicional para o Evinrude seriam uns R$26/hora (R$1.040,00 / 40 horas = R$26/h ). Caso eu fosse "tirar o pai da forca" por alguns kilômetros ou horas, pagaria sem problemas!

Segundo o ciclo ICOMIA (o Alexandre Campos - AlexAdvo - vai surtar!), somente 6% do tempo o motor é usado entre 80 e 100% da potência. Acho que este percentual é menor conforme sobe a potência dos motores, pois fica mais difícil mante-los em potência máxima (consumo x autonomia!). É exatamente devido a esta variação no perfil de uso, inversamente proporcional ao tamanho dos motores, o que faz os pequenos motores Mercury de 3,3 hp e 75 cc terem somente 44 hp/L (semelhante no Evinrude E-Tec 25 hp), enquanto um Evinrude E-Tec V6 3.441 cc e 300 hp tenha 87 hp/L, e um Optimax V6 3.000cc 300 hp tenha fantásticos 100hp/L (os Verados vão dos 110 a 137 hp/L !). ( Os carros com motor de 2.000cc e 150hp tem "apenas" 75hp/L ! ).

A injeção direta de gasolina e lubrificante alterou totalmente as vantagens relativas entre os 2T e 4T e seus tamanhos:

    Quanto maior o barco, maior o motor;
      Quanto maior o motor, maior o tempo gasto em baixas rpms;
        Quanto maior o tempo em baixas rpms, maior a vantagem dos sistemas de injeção direta dos 2T DI (Evinrude e Optimax) em relação a :
      Quanto maior o barco, mais dentro do cone de aspiração ficará o motor (em especial nos barcos cabinados), o que fará a exaustão do motor retornar para dentro do barco e mais importantes serão as vantagens dos sistemas de injeções diretas acima citadas (você irá respirar as emissões!) : http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?p=54396#p54396

Obs.: No Brasil, devido aos altíssimos impostos e custos dos motores, é comum se utilizar praticamente 50% da potência que seria utilizada nos EUA, por exemplo, quase que anulando tudo do acima citado (!).

Comparação entre dois motores de 300 hp (Evinrude x Suzuki) :
Marcos Erbe
Tópico: Consumo - 4 tempos x 2 tempos E-tec
Enviado: Sex Jul 23, 2010 5:54 pm
http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?p=55657#p55657

alexadvo escreveu:
Só "esqueçeram" de computar o óleo 2T usado. Também me causa estranheza que um motor consuma o mesmo a 5500 e 5650 RPMS, afinal são 150 rpms a mais.
E, se foi 0,01 milha mais rápido, isso de deu COM CERTEZA pela diferença dos dias do teste.
Notem que um teste é de 2008.
O consumo de óleo num motor deste, que bebe 26 galões por hora ( aprox 104 l/h) é 1litro por hora então podem somar mais R$ 50,00 por hora, o que daria mais 20 litros de gasolina para o 4T.
Economia não é só consumo de gasolina...


"Velhos deitado":

Alguns gastam o que não tem, para comprar o que não precisam, para impressionar aqueles que não gostam.

Alguns dirigem mais rápido do que o necessário, para chegar mais cedo, para ficar mais tempo, sem fazer nada!


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