Hoje é Qui Out 19, 2017 7:05 am

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas




Criar novo tópico Responder Tópico  [ 14 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Ter Ago 25, 2009 2:55 pm 
Offline
Marinheiro

Data de registro: Ter Abr 25, 2006 1:14 pm
Mensagens: 41
Fala grande mestre Ricardo, tudo bem?

Estou com uma dúvida técnica, veja se você consegue me ajudar.

Em [b]motores de popa[/b], qual hélice é mais adequado: com dois, três, quatro ou cinco pás? Ao que parece, os motores de popa não usam hélice de 5 pás. Certo? E também é bem raro usar um com duas pás. Porque? Queria entender um pouco melhor como funciona com cada um desses hélices em motores de popa, com seus prós e contras. Você me explica?

Grande abraço,

Otto

_________________
Otto Aquino
Diretor de redação
otto@nautica.com.br


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Qua Ago 26, 2009 11:23 am 
Offline
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Mar 08, 2007 2:25 pm
Mensagens: 2217
Localização: Angra dos Reis
Vamos lá ,eu acho que o Sergio Rossi ja falou sobre o assunto mas como eu nao me lembro ai .

Qual o objetivo da embarcação?Velocidade ,força(ski) ,mar picado,lagoa? com esta resposta pode-se definir o hélice ideal, se fosse velocidade seria apenas uma pá ,porem criaria uma vibração no eixo que não funcionaria,então o ideal é um hélice de duas pás para velocidade ,para força (ski) o ideal é um hélice de 4 pás pois tem melhor arrancada ,então o meio termo é um hlelice de tres pás ,porem com o desenvolvimento de hélices nas ultimas decadas temos hoje hélices de 4 pas que em velocidade de cruzeiro respondem melhor que as de tres .

Em tempo é o hélice ou a hélice ?

Tanto faz ,vide o Aurélio

Abraços

_________________
Mutante ( Veleiro ,lancheiro ,e Motonauta)

Vamos colaborar ! CADASTRO COMPLETO!

Traga sempre seu lixo ,as ilhas agradecem....
Porque todo lixo jogado no chão sempre vai parar no mar...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Qua Ago 26, 2009 4:08 pm 
Offline
Usuário primeira classe
Avatar de usuário

Data de registro: Ter Fev 03, 2009 3:31 pm
Mensagens: 802
Localização: Bertioga-SP
O que posso responder nesse tópico é apenas O hélice!!!

http://navimodel.tripod.com/helice_.htm


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Qua Ago 26, 2009 4:29 pm 
Offline
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Mar 08, 2007 2:25 pm
Mensagens: 2217
Localização: Angra dos Reis
....O hélice ou a hélice, bem na língua portuguesa hélice é um objeto andrógino, é masculino em linguagem naval e é feminino em aeronáutica...

_________________
Mutante ( Veleiro ,lancheiro ,e Motonauta)

Vamos colaborar ! CADASTRO COMPLETO!

Traga sempre seu lixo ,as ilhas agradecem....
Porque todo lixo jogado no chão sempre vai parar no mar...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Qua Ago 26, 2009 10:22 pm 
Offline
Usuário primeira classe
Avatar de usuário

Data de registro: Qua Mai 24, 2006 5:52 pm
Mensagens: 6105
Localização: Porto Alegre
jorgeparagon escreveu:
....O hélice ou a hélice, bem na língua portuguesa hélice é um objeto andrógino, é masculino em linguagem naval e é feminino em aeronáutica...


bingo. em barco é O hélice.

_________________
norberto@trovaonautica.com
cel 51-99992-4758 / MP
http://trovaonautica.com
http://trovaosailing.blogspot.com.br
https://twitter.com/TrovaoNautica
https://www.facebook.com/trovaonautica


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 12:12 pm 
Offline
Usuário primeira classe
Avatar de usuário

Data de registro: Sáb Fev 21, 2004 12:17 pm
Mensagens: 1699
Localização: Angra dos Reis - RJ - Brasil
HÉLICE
Saiba como escolher o hélice e identificar defeitos

P. Qual hélice devo usar no meu motor do meu barco?
R. Primeiro determine qual será o tipo de uso do barco e qual será a carga carregada. Se o barco anda normalmente com uma carga , ficará mais fácil determinar qual tipo de hélice, mas se a carga for variada e o uso múltiplo a escolha de duas hélices será o melhor resultado.

P. Porque trocar o hélice?
R. Normalmente o hélice que acompanha o motor não é específico para o seu uso, e sim para uma gama grande de barcos que na sua maioria andam satisfatoriamente com este hélice.

P. Como posso saber se o hélice que veio com o motor é o ideal?
R. Para se saber qual é o hélice ideal, será necessário obter algumas informações do motor e alguns testes com o hélice atual.
1- verifique com o fabricante do seu motor qual é o R.P.M. máximo permitido pelo fabricante do motor.
2- Verifique ,através de teste qual é o R.P.M. atingido com o hélice que veio com o motor.
3- Caso o R.P.M. necessário esteja acima do atingido , significa que o hélice é pequeno demais, caso não o troque acarretará em danos futuros ao motor.
4- Caso o R.P.M. necessário esteja abaixo do atingido, significa que o hélice é grande demais, caso não o troque acarretará em danos futuros ao motor

P. O que significa 14 ½ x 19”?
R. É o diâmetro e o passo do hélice, os “14 ½” é o diâmetro medido em polegadas ou seja são 14polegadas e ½ de largura máxima do hélice. Os “19”” é o passo também medido em polegada, significa que o deslocamento é de 19 polegadas em um giro completo.

P.Um hélice 15 X 17” é mais rápido que um 14 ½ X 17” ?
R. Na arrancada sim (mais torque) mas na final não, pois o hélice 14 ½ terá menos arrasto e será mais rápido.

P. O hélice vibra em baixa velocidade e depois some, o que pode estar acontecendo?
R. Pode ser uma pequena mossa em uma das pás, e o motivo pelo qual não se percebe a vibração acima de uma certa velocidade , é que a vibração se torna ultra-sônica, que causará danos aos rolamentos internos do motor, calços de borracha e até a agulha da bóia dos carburadores.

P. Pás porque duas , três ou quatro pás?
R. Quanto menor o numero de pás maior é a velocidade final, mas conseqüentemente, maior a vibração e menor a arrancada (torque), pois duas pás estarão opostas em 180o. Se aumentarmos o número de pás, diminuiremos a vibração aumentaremos o torque e perderemos velocidade final. Se aumentarmos o número de pás e diminuirmos o diâmetro e mantivermos o passo, ganharemos mais arrancada, melhor desempenho em velocidade cruzeiro e perderemos muito pouco na final.

P. Hélice de Aço , Alumínio, Bronze ou Plástico?
R. Os hélices de plástico ou “composite” são normalmente usados em motores de pequeno porte até 6Hp, os hélices de alumínio são padrões nos motores de 8 até 200hp, os hélices de aço são usados em motores de 175 até 300hp , os hélices de bronze são usados em embarcações de grande porte onde o hélice tem diâmetro superior a 20 polegadas. Existem hélices de plástico para motores de médio porte, mas são consideradas reservas, só usados em emergência.

P. devo ter um hélice reserva no meu barco?
R. Sim desde que seja uma embarcação com motores de popa , ao contrário ficara muito difícil para fazer a troca. Andar com um hélice danificado trará danos aos rolamentos, calços e etc.



DICA
Verifique se o seu hélice está descascando no meio da pá, se estiver, procure no casco alguma saliência, pois ela está causando uma baixa pressão com o arrasto da bolha naquele ponto , e com isso elevando a temperatura da água, e fervendo a pintura (caso seja pintada) ou deixando fosco e poroso (caso seja polido) .


O telefone de um mecânico deve estar sempre ligado pois os “MAIORES” problemas podem ser resolvidos com uma simples ligação.

Alô!! é o mecânico?
Sim, em que posso ser útil?
É que o motor liga, engrena avante, mas quando engrenei a ré deu um tranco e agora não sai do lugar... será que é o cabo?
O senhor pode verificar se o hélice está no lugar?
Claro...! Olha...acho que descobri o problema, a hélice caiu!!...

Verifique sempre antes de sair se o hélice está bem apertado e com o contra-pino da porca no lugar.


RICARDO PARAGON

_________________
Tudo que é ligado a mecânica de motores, seja última geração ou motores antigos, desempenho, procedimentos, dicas...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 3:52 pm 
Offline
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Out 28, 2006 12:39 pm
Mensagens: 222
Localização: Rio de Janeiro
Ótima explicação!!!

O que significa esse WOT?

Optimax 115
Max RPM (WOT): 5000-5750

_________________
Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 4:53 pm 
Offline
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Mar 08, 2007 2:25 pm
Mensagens: 2217
Localização: Angra dos Reis
Wide Open Throtle - Borboletas de Admissão totalmente aberta.

Abraços

_________________
Mutante ( Veleiro ,lancheiro ,e Motonauta)

Vamos colaborar ! CADASTRO COMPLETO!

Traga sempre seu lixo ,as ilhas agradecem....
Porque todo lixo jogado no chão sempre vai parar no mar...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Ter Set 01, 2009 5:11 pm 
Offline
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Out 28, 2006 12:39 pm
Mensagens: 222
Localização: Rio de Janeiro
A rotação máxima desse motor é 5000 ou 5750.

Meu motor não chega nos 5300 de RPM máximo.

_________________
Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Qua Set 02, 2009 10:01 am 
Offline
Usuário primeira classe
Avatar de usuário

Data de registro: Qui Jul 07, 2005 12:14 pm
Mensagens: 2495
Localização: Rio de Janeiro
Esta dentro da media que é entre 5000 e 5750, seu hélice esta no tamanho certo...

_________________
Imagem
BROTHER Colunna Sportcruiser 32.5/ Parelha diesel.
BROTHER'S Colunna Bowrider 205/ 135hp gasolina.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Qua Set 02, 2009 11:23 am 
Offline
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Out 28, 2006 12:39 pm
Mensagens: 222
Localização: Rio de Janeiro
Estava achando que era isso mesmo, o que me deixou na dúvida foi a diferença, 750 rpm é muita coisa.

_________________
Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Qua Set 02, 2009 12:46 pm 
Offline
Usuário primeira classe
Avatar de usuário

Data de registro: Sáb Fev 21, 2004 12:17 pm
Mensagens: 1699
Localização: Angra dos Reis - RJ - Brasil
Therson, qual é o passo e diâmetro do seu hélice e qual é o material

_________________
Tudo que é ligado a mecânica de motores, seja última geração ou motores antigos, desempenho, procedimentos, dicas...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Qua Set 02, 2009 1:01 pm 
Offline
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Out 28, 2006 12:39 pm
Mensagens: 222
Localização: Rio de Janeiro
Ricardo, realmente não sei, vou medir hoje quando voltar do trabalho.

Como medir o passo?

Tem algum macete?

_________________
Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Assunto do Tópico: Re: Qual hélice é melhor: com dois, três, quatro ou cinco pás?
MensagemEnviado: Qua Set 02, 2009 1:41 pm 
Offline
Usuário primeira classe
Avatar de usuário

Data de registro: Qui Jul 07, 2005 12:14 pm
Mensagens: 2495
Localização: Rio de Janeiro
Tem uma numeração escrita no hélice, é só anotar os numeros!!!

_________________
Imagem
BROTHER Colunna Sportcruiser 32.5/ Parelha diesel.
BROTHER'S Colunna Bowrider 205/ 135hp gasolina.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Organizar por  
Criar novo tópico Responder Tópico  [ 14 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes


Você não pode criar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder tópicos neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode enviar anexos neste fórum

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil