Hoje é Dom Jul 23, 2017 6:36 pm

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Ligação duas Baterias com Chave Geral!
MensagemEnviado: Sex Ago 22, 2008 11:14 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Qua Jan 11, 2006 5:15 pm
Olá!

Tenho uma Focker 222 e atualmente ela está instalada com uma bateria e uma chave geral para duas baterias.

Já comprei outra bateria e gostaria de fazer a ligação. O positivo das duas baterias vão para a chave geral, certo? E os negativos? Faço uma ponte da bateria nova para a bateria atual que por sua vez está ligada com o motor? Não vai dar problema quando estiver usando só uma bateria assim?

Obrigado,

Leonardo Willrich.

Assunto do Tópico: Re: Ligação duas Baterias com Chave Geral!
MensagemEnviado: Sáb Ago 23, 2008 11:12 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Fev 21, 2004 12:17 pm
Como Ligar duas baterias:
Use uma Chave Geral para duas baterias, por traz ligue uma bateria(+) no parafuso #1 e a outra bateria(+) no #2. Os Negativos devem ser interligados através de um cabo (ponte).
O motor deve ter o cabo (+) conectado também na chave geral, e o cabo (-) deve ser ligado a uma das baterias.

Como proceder quando tem duas baterias:
Usar uma das baterias para ir ao destino e retornar com a outra.
Em caso de baixa amperagem:
Ligar em All dar a partida esperar 1 a 2 minutos meia aceleração (1.500RPMs), desligar o motor, mudar para uma das baterias e ligar novamente. Este procedimento não deve ser adotado sempre, pois irá forçar tanto o alternador como o regulador retificador, pois os motores de hoje são eletrônicos, e precisam de 12 Volts contínuo, caso haja uma queda, poderá danificar o módulo, ou o motor não irá pegar.

As observações acima são generalizadas, tanto para motor de centro como para motor de popa, tanto para gasolina, como para diesel.

Acessórios:
Instale um isolador de bateria, que irá carregar a segunda bateria, sem a necessidade de se "chavear" para ela, assim sempre terá uma bateria carregada, podendo esta ser para os acessórios a bordo e a outra somente para o motor*
* os motores de centro volvo são flutuados, por isso precisam de uma bateria somente para o motor e outra o para o barco.
Alguns motores de popa (Evinrude) já vem dotado do isolador de bateria.

Atenciosamente,

RICARDO!

MensagemEnviado: Ter Ago 26, 2008 9:47 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Qua Jan 11, 2006 5:15 pm
Muito obrigado Ricardo!

Assisti aos vídeos das palestras, parabéns, pena que não pude estar presente no momento, mas gostei e aproveitei bastante dos vídeos!

Valeu!

Leonardo Willrich.

MensagemEnviado: Sáb Jan 17, 2009 9:18 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Sáb Fev 21, 2004 9:19 am
Caro Ricardo
Este post estava no Jorge Nasser mas me falaram que vc já tinha algo a respeito
A solução do isolador serve no meu caso?
Post anterior:........."Estou meio confuso de como carregar duas baterias de capacidades diferentes.
Explicação: Pretendo instalar duas batrias, que já tenho, no barco e mante-las carregadas. Uma tem 220A e a outra é uma OPTIMA D31.
O problema é que , segundo informações desencontradas, o alternador vai literalmente pirar, pois quando a de menor capacidade estiver com a carga completa a outra ainda necessitará de carga..a recorrência deste fato levará todo o sistema a falência. Já li algo sobre carregadores eletrônicos porém a documentação estava confusa e não sei como aplicar e escolher o modelo. " ....

Segundo a TERRAMAR se eu utilizar os isoladores esse problema acaba. Inclusive é possível utilizar o mesmo processo para conectar um carregador.
E quanto aos carregadores eletrônicos Para que servem então?

MensagemEnviado: Seg Mar 09, 2009 8:00 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Sáb Fev 21, 2004 9:19 am
Ainda sem resposta!!!

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 5 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas