Revista Náutica

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 Assunto do Tópico: Potter AX
MensagemEnviado: Qui Nov 25, 2010 6:00 pm 
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Lobo do mar

Data de registro: Qua Ago 03, 2005 5:47 pm
Mensagens: 107
Pessoal,

Comprei um Potter AX. Estou equipando o mesmo ao pouco. Vou aproveitar esse Fórun para passar a minha impressão do barco, uma vez que não existem muitos no Brasil ainda. Nos EUA esse barco é o fusquinha dos veleiros.

Estou adorando o veleiro, o mesmo é muito seguro, suas principais vantagens são a bolina e mastro retrátil ou seja é muito fácil de transportar. Álias escolhi esse casco para justamente poder transportar o barco para o sítio quando estiver naqueles períodos que fica dificil velejar, assim não preciso ficar pagando marina a toa. Também fica fácil de recolher e guardar na marina.

As opções que eu tinha na faixa de preço, seria o Boto 16, Marreco16, Paturi ou Daysailer. Oque levou-me a optar foi, como já disse a bolina retratil, opção que não existe no Boto, Marreco ou Paturi. Já o Daysailer tem uma cabine minuscula. O Potter permite uma motorização boa entre 2 a 8 hp´s. Equipei o meu com um motor de 8hp´s e está andando muito bem. Álias o veleiro é uma ótima opção para quem pensa em ter uma traineira, pois ele é muito mais seguro, anda na mesma velocidade e ainda permite motor de popa.

A cabine é boa, mas ainda não tentei um pernoite, já enchi a mesma de cacareco e tem espaço de sobra.

O barco chamou bastante a atenção dos velejadores na Ilhabela, sendo que vários vieram perguntar a respeito.

Por enquanto só naveguei no motor, "não riam", mas ainda não tive tempo de colocar a vela, ou seja estou usando como um trawler. Fiquei muito impressionado com a segurança, vários lancheiros passaram perto a toda velocidade fazendo a maior malora e o barco nem se mexeu. Como já tive lancha no começo fiquei com medo da lerdeza, mas o veleiro-trawler é muito mais gostoso, pois você aprecia o passeio.

Outra razão por ter escolhido o casco foi o preço, bastante convidativo para um barco novo. O estaleiro cumpriu todos os prazos acordados. O casco é bastante forte e bem feito.

Já naveguei a motor com a quilha recolhida e abaixada, nas duas opções o barco se portou muito bem.

Bom aos poucos vou escrevendo sobre o mesmo, espero que no próximo relato eu já tenha velejado...rs.rs.rs

Abraços


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Sex Nov 26, 2010 2:54 pm 
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Marinheiro
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Data de registro: Sex Out 05, 2007 5:21 pm
Mensagens: 71
Localização: Brasília
Parabéns pela aquisição.
Espero que este veleiro te dê muitas alegrias.
Vi o teste dele na revista Velejar e Meio Ambiente. Tive uma boa impressão.
Infelizmente não foi testado pela Náutica.
Mas o melhor mesmo é ver a opinião dos compradores para saber como é o veleiro. Por favor, continue a colocar suas impressões aqui.
Só não sei como você aguenta ficar só no motor. Está perdendo o melhor da festa.

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Nunca desista de um sonho... se não achar em uma padaria, tente em outra.
Existem duas palavras que abrem várias portas: "Puxe" e "Empure".


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Sex Nov 26, 2010 5:33 pm 
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Lobo do mar

Data de registro: Qua Ago 03, 2005 5:47 pm
Mensagens: 107
As fotos que eu tirei não estão boas, mas segue uma outra que o estaleiro mandou, dá para ver bem o veleiro...


Anexos:
Comentário sobre o Arquivo: Foto do Veleiro
_Cartão_PotterAX_2010_.jpg
_Cartão_PotterAX_2010_.jpg [ 158.08 KiB | Visualizado 2589 vezes ]
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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Sex Nov 26, 2010 6:40 pm 
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Marinheiro

Data de registro: Sáb Jan 30, 2010 9:19 am
Mensagens: 71
Parabéns Dovecet

Um veleiro é sempre uma alegria, o meu Holder 12, só anda me dando alegria acima dos 13 nós de vento,
mas ainda dá e já são 10 anos de relacionamento e eu passei dos 60 kg pra 100 kg enquanto o Holderzinho
me parece cada vez menor, como diz minha avó: está "intanguido" (lânguido).

Uma pena termos tão poucos estaleiros de pequenos veleiros em funcionamento.
O Potter AX é uma boa opção pelo preço/tamanho, mas peca na modernidade,
Veleiro com muita tosa nunca me agradou, prefiro os "tamancos".
Falta coragem de alguem fazer uma forma de um 16" auto adriçante, barato, leve, prático, confortável e forte,
e se for rápido, ai vai ser demais. Um Open 5.00 simplificado e barateado.
Como diz a moda: Ohhh sonho meu.


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Sex Nov 26, 2010 6:48 pm 
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Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Jan 13, 2010 4:42 pm
Mensagens: 455
Localização: Santos/SP
Boas!

Muito bacana o seu barco! Quando lançaram eu pensei em comprar um.
Eu vi um desses na Marina Sylvestre, tempos atrás.
Um item que eu observo, apenas como um ponto a ser observado (e não apenas uma crítica) é que o estaiamento parece ser subdimensionado. Não sei se no ventão da Ilhabela ele vai dar conta... Talvez fosse bom verificar isso, apenas por segurança.
No mais, boas navegadas e parabéns!!!!

_________________
Juca Andrade
Santos/SP

CURSO DE VELA OCEÂNICA EM GUARUJÁ E UBATUBA/SP
http://veleirobaldoso.blogspot.com.br/p ... anica.html


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Sex Nov 26, 2010 6:57 pm 
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Lobo do mar

Data de registro: Qua Ago 03, 2005 5:47 pm
Mensagens: 107
Engraçado, eu resolvi compra-lo quando vi,também, na Marina Sylvestre.Obrigado pela dica...


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Seg Nov 29, 2010 12:02 pm 
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Marinheiro

Data de registro: Qua Mar 10, 2010 10:08 am
Mensagens: 50
Bom dia amigo Dovocet

Seria bom ter as suas impressiones do Potter já velejando ; mais si estamos falando de velejar no mar, ainda seja em aguas abrigadas (imagino que Você estará velejando nesse setor da ilha)
Como se comporta encarando ventos fracos / fortes ; na contravento / vento a favor ??


Mais outra consulta já para o amigo Andrade

Não só um especialista em brandais / estais mais si curioso por natureza
Duvida : os diâmetros dos brandais som os mesmos dos estais (acredito que o Potter só tenha estai de proa) ?
qual seria um diâmetro "bom" para encarar ventos fortes num veleiro de 15 pês (só chutando imagino 3 ou 4 mm) mais não tenho certeza


abraços e bons ventos para todos
Dante


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Seg Nov 29, 2010 2:07 pm 
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Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Jan 13, 2010 4:42 pm
Mensagens: 455
Localização: Santos/SP
Dante!

Eu tbm sou apenas curioso. E um curioso que se borra a toa. Por isso, às vezes exagero na cautela.

Se aquele barquinho fosse meu, eu usaria um estai de proa de 5mm e os brandais de 4mm, para velejar ali na Ilhabela. Isso não apenas por conta dos ventos, mas por conta de ondas grandes que por vezes vemos ali e do impacto que elas geram no barco. Eu já perdi duas vezes o mastro de um HC14 justamente nessa situação: "Voar" pelas marolas de navios... rs.

Em represas, etc, 3mm já estão de bom tamanho. Mas repito, isso seria apenas para eu me sentir mais confortável, pq em tese 3mm já aguenta o tranco (e veja que o Potter não tem lá muito pano - aliás, uma assimétrico cairia muito bem nele!).

E o estaiamento não precisaria ser só de aço não: Spectra ia bem, pelo menos nos brandais. Isso economiza $$ em esticadores.

Agora mais importante do que um estai de diametro adequado, é importante verificar se os pontos de fixação aguetam um ventão...

bons ventos!

_________________
Juca Andrade
Santos/SP

CURSO DE VELA OCEÂNICA EM GUARUJÁ E UBATUBA/SP
http://veleirobaldoso.blogspot.com.br/p ... anica.html


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Ter Nov 30, 2010 9:22 am 
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Usuário primeira classe

Data de registro: Sex Mai 13, 2005 10:39 pm
Mensagens: 2700
Localização: Itaboraí, RJ
4mm nos brandais e 3mm no estai de vante. Isso já é bastante acima do necessário para um barco do tamanho do Potter. Como o Juca falou, mais importante é saber como estão os fusis de fixação do estaiamento no casco, qual o resistência mecânica dos esticadores e, tão importante quanto, como estão as ferragens no mastro. Se elas forem de chapa muito fina e/ou se estiverem rebitadas com rebites fracos toda a preocupação em por um estaiamento supra-medida será a mesma coisa que nada.

De resto eu também acho importante a criação de um pequeno gurupés removível e a encomenda de um spinnaker assimétrico de desenho moderno (e eficiente). Não é porque o barco foi desenhado há 40 anos que o velame precisa ficar cristalizado no tempo. É como andar de Fusca com pneu "canelinha" (diagonal). É uma coisa que só faz sentido em exposição de carros antigos. Na rua - pneus radiais. O spinnaker assimétrico é mais importante num barco de cruzeiro do que os pneus radiais em um automóvel.

SDS

Arnaldo Andrade

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Velas Cognac
33 Anos de Brasil
adrianno@openlink.com.br


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Ter Nov 30, 2010 11:12 am 
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Data de registro: Qui Jan 28, 2010 11:14 am
Mensagens: 399
Cardo escreveu:

Falta coragem de alguem fazer uma forma de um 16" auto adriçante, barato, leve, prático, confortável e forte,
e se for rápido, ai vai ser demais. Um Open 5.00 simplificado e barateado.
Como diz a moda: Ohhh sonho meu.


Acredito que não é questão de coragem e sim de custos.
Por mais barato que se tente fazer, tudo tem custo elevado e impostos proibitivos.
Além do mais, é mais lucrativos fazer um veleiro maior do que um pequeno. Quantos veleirinhos tem que se produzir e vender para ter o mesmo lucro de um grande?
Para piorar a situação, a vela é acima de tudo é um esporte, aí muita gente prefere migrar para as lanchas que é um lazer para toda a família. Isto faz o mercado de lanchas crescer a cada ano e o de veleiros diminuir a cada ano (fenômeno mundial).
Os nossos governos deveriam estimular a vela com redução de impostos como estratégia de eduação pública, mas qual governo se preocupa com a educação.
Acho uma atitude corajosa deste pessoal produzir e comercializar este veleiro, eles estão de parabéns, assim como todos os estaleiros de veleiros do BR.

_________________

Fernando Marinheiro
(Sailing cure the ills)


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Ter Nov 30, 2010 12:11 pm 
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Marinheiro

Data de registro: Qua Mar 10, 2010 10:08 am
Mensagens: 50
Fernando

O tema econômico sem duvidas influencia e muito nos Estaleiros e no bolso de seus Clientes

Seguramente que para ter lucros similares, se necessite comercializar 10 Potter por cada lancha de médio porte
Mais também a produção em serie tem as suas vantagem , e adicionalmente também os custos de manutenção som bem distintos
Na sínteses são nichos de mercado diferentes , que podem conviver
E certo que o porcentagem de lanchas e maior, mais seria bom verificar se a quantidade de veleiros se incrementa o diminui, independente de a sua porcentagem de participação no mercado náutico

Já falando de estímulos, uma boa alternativa (que incluso no depende do Estado) acredito sejam as escolinhas de vela dos Clubes (a maioria baseadas em frotas de Optimist) nelas a garotada além de aprender, começa a se apaixonar pela vela

Outro estimulo importante são os exemplos (modelos a seguir) de velejadores famosos e exitosos (olimpíadas / Campeonatos mundiais) como Torben e Lars Grael , Robert Scheidt, etc.

abraço , Dante


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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Ter Nov 30, 2010 1:41 pm 
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Data de registro: Qui Jan 28, 2010 11:14 am
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Prezado Dante;

O que o Prezado Colega referiu em um veleiro de 5m simplificado e barato, realmente seria ideal. Mas colocando custos, impostos e lucro igualmente vai sair caro.
Penso que deveria haver isenção de impostos para monotipos afim de estimular a vela, tanto para os "marmanjos" como nós, assim como para nossos filhos.
A vela tem de deixar de ser vista como "elite" no BR e passar para popular com na Austrália.

PS: Lí estes dias que estava aproveitando e gostando do seu barco, fiquei contente.

Bons Ventos!
Fernando Marinheiro

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Fernando Marinheiro
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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Ter Nov 30, 2010 3:17 pm 
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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Ter Nov 30, 2010 3:27 pm 
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Marinheiro
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Data de registro: Sex Out 05, 2007 5:21 pm
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Iniciativas como o Potter AX são tão desprestigiadas que são ignoradas pela Náutica.
Tem canoa à vela e veleiro que parece feito a machadadas que aparecem lá na lista da revista, mas o Potter AX, não sei porquê, até hoje não vi.
Qual é o motivo? Dá a impressão de que se não rolar um din-din não aparece na lista.
Lamentável!!!

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 Assunto do Tópico: Re: Potter AX
MensagemEnviado: Ter Nov 30, 2010 4:40 pm 
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Lobo do mar

Data de registro: Qua Ago 03, 2005 5:47 pm
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Também não dá para entender porque o sistema de part-time não decola no Brasil. Com o preço astronomico dos barcos seria muito mais lógico comprar uma cota.

Outra coisa que não consigo entender é o Brasil não possuir uma fábrica de motor de popa. Para se ter uma idéia, no caso do Potter coloquei um motor de 8 hp, equivalente a 16% do custo total do barco (incluindo, casco, mastro, transporte, licenças, despachante, seguro, carreta, velame, etc).

Minha conclusão é que barco é muito caro e tem que se equipar aos poucos. Acho difícil a população de baixa renda possuir um, a não ser que se invente uma tecnologia mais barata - talvez a madeira - he,he,he...

Não sei como os estrangeiros conseguem chegar em um preço acessível a maioria da população. No Brasil mesmo com as taxas de juros baixando a brincadeira saí cara. Acho que o próprio Potter nos EUA é mais barato...

Quem sabe um dia chegamos lá...Por enquanto o jeito é improvisar.....


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