Hoje é Qui Jul 27, 2017 12:45 pm

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 30 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: mastro aluminio x mastro de madeira para veleiros
MensagemEnviado: Qui Jul 19, 2007 12:44 am 
Novato

Data de registro: Dom Jul 15, 2007 9:13 am
Gostaria de comentários a respeito -- vantagens / desvantagens

Assunto do Tópico: Re: mastro aluminio x mastro de madeira para veleiros
MensagemEnviado: Qui Jul 19, 2007 12:47 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Mai 24, 2006 5:52 pm
Joao Carlos escreveu:
Gostaria de comentários a respeito -- vantagens / desvantagens

a meu ver, vantagens somente (talvez) estéticas.

desvantagens:
- peso;
- manutenção;
- propriedades mecânicas (resistência à flexão, flambagem, ...)
.
.
.

obviamente depende um pouco de que tipo de barco estamos falando. penso que, quanto maior, pior. num barco pequeno, como um pingüim ou snipe até dá pra encarar tranqüilo.

http://trovaosailing.blogspot.com.br
https://twitter.com/TrovaoNautica
https://www.facebook.com/trovaonautica

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Seg Jul 23, 2007 10:42 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Ter Mar 02, 2004 6:06 pm
qual e o barco.?

Jorge Nasseh (M.Sc Engenharia Naval) Vice Presidente da ACOBAR e autor dos livros: "Manual de Construção de Barcos", "Métodos Avançados de Construção em Composites" e "Técnica e Prática de Laminação em Composites"

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Jul 24, 2007 5:53 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sex Jan 26, 2007 6:48 pm
1)Apagaram uma resposta minha, neste tópico...

2)outro dia, numa caça as bruxas (spams) o administrador do forum eliminou o acesso a usuários do estrangeiro, o que me incluiu, estou em Portugal. Cheguei a receber mensagem que tinha sido expulso! Ele ja arrumou e se desculpou, na ocasião.

3)Ontem, fiquei impossibilitado de responder no forum, editar ou deletar minhas próprias mensagens, com acesso restringido, aparentemente numa outra manobra de "arrumação" do forum.

Tem horas que o forum vicia, a gente não consegue sair, mesmo que a gente não aprenda muito nele, o papo é bom, mas dá vontade de sumir, assim eu trabalho mais, fico mais "ocupado" com meus projetos, e ainda evito alguns constrangimentos.

abraço, bons ventos,

Ricardo Ramalho
www.reinadiva.com

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Jul 24, 2007 8:02 am 
Usuário primeira classe

Ricardo...alguns post sumiram mesmo ...mas foi devido a um problema central ..... inclusive tambem alguns dos meus posts. Tenho certeza que o Junior esta verificando isto....e a Nautica on Line pede desculpas pelo ocorrido... JN

Jorge Nasseh (M.Sc Engenharia Naval) Vice Presidente da ACOBAR e autor dos livros: "Manual de Construção de Barcos", "Métodos Avançados de Construção em Composites" e "Técnica e Prática de Laminação em Composites"

Assunto do Tópico: Mastros de aluminio, compositos e madeira
MensagemEnviado: Ter Jul 24, 2007 2:11 pm 
É somente uma opinião pessoal baseada em experiencia propria. Nada técnico, pois inclusive não tenho todo este conhecimento para emitir opiniões técnicas a respeito de materiais tão diversos.
Tive barcos com mastros de aluminio T6 e tive alguns problemas com eles(os mastros). Necessitam uma manutenção bem feita e não se pode deixar para lá, são mais custosos e exigem profissionais gabaritados para mexerem ou os manter. Voce com o tempo aprende, mas a manutenção deve sempre ser feita por profissional qualificado.Reparos então se deve ser mais exigente ainda. São mastros leves , em muito dos casos mais leves que os de madeira.
Tive dois barcos com mastros de madeira e não tive problema algum com eles. Manutenção barata e uma boa camada de verniz ,anualmente, depois de uma lixada no capricho e bastava para os deixar sempre em dia. O estaiamento e ferragens é similar aos de aluminio.Manutenção barata, são mais pesados que os de aluminio, logo seu barco deverá ter mais peso na bolina e isto o torna mais lerdo.
Hoje tenho um barco com mastro de fibra de carbono. Bem, o que posso dizer...é super leve, muito resistente , e por ter um baixo peso, meu barco tem um GM muito maior, o braço de endireitamento do conjunto é muito bom e o barco adriça-se rapidamente. Em função disto, tenho uma bolina muito menos pesada e consequentemente a velcidade media do barco é maior.
Só vejo vantagens no mastro de compósito.(fibra de carbono com epoxi), e digo mais, some-se a isto um jogo de velas de tecidos de ultima geração e voce terá um barco imbatível em regatas,para quem gosta disto, se tiveres competência e conhecimento e se suas velas realmente foram resistentese leves.
Espero ter ajudado.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Ter Jul 24, 2007 5:10 pm 
Usuário primeira classe

A maior vantgem de um mastro leve e poder carregar mais velas...!!!

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 1:15 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sex Fev 20, 2004 12:37 pm
Ricardo e demais usuários.

Explicação sobre as falhas estão no tópico "Geral". Quem apontar onde estão posts sumidos, estará prestando uma boa ajuda aqui.

Abraço

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 6:47 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sex Jan 26, 2007 6:48 pm
seria útil, e lucrativo, algum projetista vender projetos de mastro para construção amadora, seja de madeira, epoxi, fibra de carbono, fibra de vidro, ou do que for.

Assunto do Tópico: Existem sites explicativos sobre isto
MensagemEnviado: Qua Jul 25, 2007 9:50 pm 
Existem sites explicativos sobre construção de diversos tipos de mastros na Internet.
Voce pesquisando encontrará mastros de FV, de madeira e FV, de compensado e FV e tambem fibra de carbono, mastros de madeira laminada e outros tipos , e mastros de aluminio, de aço coberto por FV e outros. É só pesquisar com calma que vais encontrar muitos tipos.Inclusive tem um que é feito em chapas de aluminio rebitadas e soldadas entre si.
O problema é fazê-lo , não é uma coisa muito simples de se fazer devido ao seu comprimento. Aliás creio que fazer um mastro com 10 ou mais metros de comprimento perfeitamente reto independemente da qualidade do acabamento já é um trabalho que exige bastante conhecimento e capricho. Acredito que os de madeira sejam mais fáceis , mas terás que ter uma base de apoio perfeitamente nivelada e reta para que o mastro seja construido adequadamente. Obter madeira perfeitamente reta não é muito fácil, e a colar ou emendar mantendo o alinhamento padrão deve ser mais dificil ainda. Com certeza que é um trabalho para quem conhece o riscado. Não creio que um amador, sem experiência ou ajuda de quem saiba , consiga fazer algo realmente que lhe dê segurança e qualidade.
Mas somente se aprende fazendo e aprendendo com os êrros. Com certeza que o melhor caminho seria começar fazendo um pequeno, depois outro maior até chegar ao tamanho que se precisaria num barco grande. E a madeira, qual seria? Deve ser leve e resistente.
De FV com certeza que o melhor método seria com uma forma e só aí já se gasta uma grana muito da boa. Houve uma época em que me interessei por isso , mas a medida que pesquisava fui desistindo. Hoje eu não faço nada, compro tudo feito, é o melhor método em minha modesta opinião de se " fazer "um mastro.

Editado pela última vez por Yourgen Kiel em Sex Jul 27, 2007 7:32 pm, num total de 1 vezes

Assunto do Tópico: Momento de Inércia
MensagemEnviado: Qui Jul 26, 2007 7:07 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sex Mai 13, 2005 10:39 pm
Jorge Nasseh escreveu:
A maior vantgem de um mastro leve e poder carregar mais velas...!!!

Olá Jorge,

Com o peso reduzidíssimo das velas de carbono não me parece mais adequado dizer que a diminuição do peso do mastro permita envelar mais o barco. Isso era verdadeiro na época das velas de algodão que, além de pesadas, enxarcavam-se na chuva. Hoje o peso das velas, mesmo as de Kevlar (mais pesadas que as de carbono) não chega a ser fator preocupante. Acho que agora a maior vantagem de um mastro leve é a redução do momento de inércia da embarcação. Essa redução melhora, sobretudo, as passagens de onda. Não lhe parece assim?

SDS

Arnaldo

Assunto do Tópico: concordo
MensagemEnviado: Qui Jul 26, 2007 8:11 am 
Jorge Nasseh escreveu....."A maior vantagem de um mastro leve é poder carregar mais velas...!!!"

Jorge, concordo contigo , na mudança do mastro de aluminio para o de carbono economizei muito peso de mastro, o GM aumentou, o braço de endireitamente aumentou, o momento de inercia do mastro diminuiu proporcionalmente à economia de peso, e isto me permitiu aumentar a área vélica e um pouco o comprimento do mastro. O próprio fornecedor do mastro fez os cálculos para mim, de tudo , inclusive os esforços estruturais.
Logico que fui obrigado a fazer uma série de acertos e ajustes no barco, pois o centro vélico se alterou com a mudança de área vélica e para manter o barco equilibrado tivemos que trazer o centro vélico para o alinhamento vertical do centro de flutuação, e assim obter um equilibrio perfeito.Mudei o estaiamento para algo bem mais leve(sintéticos). Mas isto não foi problema , muito pelo contrário tivemos a oportunidade de testar os meus conhecimentos só aprendido de livros a este respeito.
E a velocidade média aumentou tambem, e muito, pois com a diminuição da inercia do mastro , a amplitude dos caturrros amplificada pelo momento diminuiu e assim se obteve um ganho bem significativo da velocidade. Valeu cada centavo de dolares gasto na mudança de mastro e velas. Aliás sempre que falavas em mastros de compósitos e velas de materiais de ponta, ficava eu desconfiado. Agora aprovo seus comentários positivos sobre o assunto.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Jul 26, 2007 11:56 am 
Usuário primeira classe

Existe dois aspectos distintos... o Momento de Inercia longitudinal e o transversal. O longitudinal, relativo ao pitching do barco (afundamento proa e popa) e facil de ser entendido...um mastro mais pesado vai aumentar a amplitude do pitching.... mas para quem esta acostumado com um barco com mastro de aluminio...nao var ser a morte..!!!

Entretanto, em relacao a estabilidade, em um barco de 40 pes o aumento de peso de 10 kgs na mastreacao equivale a um acrescimo de 40 kgs de peso na quilha para manter a estabilidade...assim um barco com menor peso no mastro e nas velas pode velejar com o mesmo angulo de adernamento com menos peso na quilha.... e menor deslocamento...o que proporciona maior velocidade.

Por isto que voce precisa pesar o mastro e as velas quando corre na classe IMS....e por tabela paga um enorme handicap por isto.

Assunto do Tópico:
MensagemEnviado: Qui Jul 26, 2007 7:23 pm 
Usuário expulso

Data de registro: Seg Mar 19, 2007 12:13 am
:lol:

Editado pela última vez por Usuário expulso 4 em Sáb Nov 24, 2007 8:34 pm, no total de 2 vez

Assunto do Tópico: Estabilizador no leme
MensagemEnviado: Qui Jul 26, 2007 10:57 pm 
Jorge,

Sua explicação técnica bateu com o que havia observado velejando já com o mastro de carbono. E tem um detalhe, quando as velas laminadas chegaram e as coloquei e ajustamos e regulamos o mastro e obtivemos o equilibrio, apesar da maior área vélica e o mastro 1,5 m maior que o original , o angulo de banda quando em vento de través não se tornou maior que com o mastro original e velas de dacron. Apesar da área vélica maior e mastro maior(logicamente com aplicação de força de vento maior)o angulo de adernamento no vento de través foi bem menor, e com certeza devido ao peso da quilha que se manteve , pois nada foi modificado nas obras vivas.
Achei excelente o custo beneficio nesta troca, agora sou fã da FC, estais sintéticos e velas de compósitos que além de serem super resistentes mantem a forma quase que totalmente inalterada e assim as regulagens e trimagem se mantém e não nos dão trabalho. É só içar e navegar.
Vou começar a me preparar para adquirir um barco com casco de FC. Deve ser ótimo velejando com tudo em cima.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 30 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas