Hoje é Seg Out 14, 2019 3:51 pm

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Massa de aparelhar
MensagemEnviado: Qua Jun 12, 2019 2:46 pm 
Novato

Data de registro: Seg Jul 07, 2014 9:39 pm
Olá a todos,

Estou construindo um Samoa 28 e após a laminação externa, vem a massa.
Pesquisando um pouco achei a tubolit MEP 301 Tecpox MAC 4000. (um pouco caro pra mim).
Tem uma receita do Nasseh (10kg epoxy, 1kg aerosil, 1kg microesfera). (mistura as cargas na resina e depois o endurecedor cfe uso???)

Alguém pode dar uma sugestão pra ajudar?

grato...

Assunto do Tópico: Re: Massa de aparelhar
MensagemEnviado: Qui Ago 01, 2019 11:13 pm 
Novato

Data de registro: Qui Jul 04, 2019 1:14 pm
Oi. Mil desculpas pela demora, mas acabei esquecendo de postar a resposta. Espero que você leia a tempo. Pode seguir a receita do Nasseh, mas dá para fazer de olho também. Quando fui passar massa na minha canoa também fiquei muito receoso, mas depois vi que não tem mistério. A microesfera é o principal da massa, já que é ela que vai deixá-la mais fácil de lixar. Depois de homogenizar o epóxi, vá acrescentando a microesfera até ela ficar bem pastosa, tipo um chantili. Uma hora você vai perceber que por mais que se acrescente microesfera, a massa nunca dá liga a ponto de poder passar no casco sem escorrer. Nessa hora você acrescenta o aerosil ou cabosil para chegar na consistência desejada. A consistência boa é aquela que dá para passar sem escorrer, mas não tão espessa como um filete.

Atenção! Não coloque as cargas antes do endurecedor! Se você fizer isso o epóxi não vai misturar legal e você pode perder toda a "baciada" de epóxi.

Se o seu casco for muto grande, e você acha que pode ficar perdido sobre os pontos que já receberam a massa, uma possibilidade é adicionar corantes diferentes nas massas para verificar os diferentes tons no casco e não perder a referência. Acho que não deve ser o seu caso. Essa dica eu vi em um vídeo do Fausto Pignaton, do catamarã Guruçat, quando ele falava sobre a pintura do barco. Ele inseriu diferentes tons de cinza. Mas o casco dele é de uns 53 pés. Enfim, qualquer coisa pode tentar entrar em contato com ele para saber melhor a técnica dos diferentes tons.

MensagemEnviado: Sex Ago 02, 2019 9:48 pm 
Novato

Data de registro: Seg Jul 07, 2014 9:39 pm
Agradeço Vinicius,

Aproveitei uma dica do Luis Golveia (projetista), deixar a mistura como pasta de dente.
Cheguei nela com 65gr de aerosil, 65gr de microesfera, 500gr de resina(Hustman) e 250gr de endurecedor.
Ficou na consistência de pasta de dente mesmo.
Só que misturei tudo junto, com auxilio de uma furadeira e uma peça que comprei no material de construção.
Já passei massa no barco todo, estou lixando.
Vou ter que corrigir algumas partes que ficaram com depressão.
Pode ter algum problema??? o que pode dar errado ao misturar tudo de uma vez???

tasca

MensagemEnviado: Dom Ago 04, 2019 8:37 pm 
Novato

Data de registro: Qui Jul 04, 2019 1:14 pm
Nossa, você está fazendo em estilo industrial rsrs...

Se você misturou com uma furadeira, no estilo batedeira, então deu tudo certo. Eu misturo na mão e em quantidades menores, por isso se eu colocasse a carga antes, certamente daria errado. Os únicos problemas que poderiam dar, ao meu ver, seria a possibilidade da massa não ficar completamente dura, que é quando ela não mistura bem e ela ainda se deforma se submetida a uma pancada. É difícil explicar sem mostrar, mas nessa condição a resina, quando riscada, não solta pó, só abre sulco. Quando lixada não faz poeira, embelota na lixa.

A outra possibilidade, que já aconteceu comigo, é da resina reagir errado, aumentar de volume, criar gases e expandir. É uma coisa engraçada de ver. Imagine uma espuma expansiva, só que expande menos e fica duríssima no final. Mas fique tranquilo que nesses dois casos você percebe na hora se ocorreu problema ou não. Como deu tudo certo, então tá tranquilo.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 4 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas