Hoje é Qui Out 19, 2017 10:36 am

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 10 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: POP 25 versus Pantanal 25
MensagemEnviado: Seg Out 02, 2017 5:04 pm 
Marinheiro

Data de registro: Dom Jul 01, 2007 3:11 pm
Olá a todos,

Estou analisando com calma a possibilidade de construção (via estaleiro pois eu não sei pregar um prego direito) dos veleiros Pantanal 25 ou POP 25. Sempre achei que o Pantanal seria a escolha mais racional para mim, que pretendo velejar sozinho a maior parte do tempo e receber visitas ocasionais, a ideia inclusive é manter ele entre Ilha Bela e Angra (velejando por aquelas bandas), talvez até morar um tempo nele. Mas agora vi que tem tambem o POP 25 que aparentemente é mais moderno, pé direito um pouco maior (eu tenho 1,79m), etc, mas com um design de interior horrível, com aquele banheiro aberto, dois sarcófragos na popa como quarto, etc.
Em relação ao Pantanal, que chegou a se chamar Performance 25 várias alterações legais foram propostas, mas parece que não foram incorporadas ao projeto original que está no site do Cabinho, como aumento do pé direito, disposição da sala como o interior do Bramador 28, etc. Ai fico na dúvida, qual seria o melhor projeto para mim, se puderem ajudar opinando. Vou dar algumas informações:

Perfil: Velejador solitário com tempos de permanência prolongado a bordo (estou tentando algo para trabalhar em Home Office), recebendo visitas ocasionais, não vão ficar mais do que um final de semana, velejando entre Ilha Bela e Angra, com possibilidade remota de algum dia quando eu perder o medo de subir a costa brasileira, não tem intenção de viagens fora da costa brasileira.

Opções: Pantanal 25 ou POP 25

Vantagens do Pantanal (minha opinião): Lay-out de interior mais agradável, como uma pequena kitnet, banheiro fechado, quilha pivotante, possibilidade de rebocar com um carro (não que eu vá fazer isso, mas é uma possibilidade), plano vélico maior do que o POP 25.
Desvantagens do Pantanal: Pé direito pequeno, não tem motor de centro, não queria me preocupar em o motor de popa ser roubado.

Vantagens do POP 25: Projeto aparentemente mais moderno, de construção mais simples e menor custo, sistema de motorização elétrico, possibilidade de navegar no motor sem ruído, o que é muito bacana, não precisa de motor de POPA pendurado do lado de fora do barco. Pé direito maior.
Desvantagens: Aquele interior é horrível parece um daysailer, sistema de duas quilhas (nao entendo nada) que me parece que compromete a performance do barco e pode acabar arrastando lixo ou redes de pesca que vão comprometer a performance à vela, não dá para rebocar.

Obrigado

Assunto do Tópico: Re: POP 25 versus Pantanal 25
MensagemEnviado: Qua Out 04, 2017 5:18 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Mai 14, 2011 11:34 pm
Os dois são ótimos projetos. Uma dica: o Pop 25 tem um fundo plano, é menos "arredondado" que o Pantanal. Para águas tranquilas e abrigadas vai ser um barco bem espaçoso. Mas para mar aberto vai bater um pouco e isso pode comprometer o conforto a bordo. Pense nisso.

MensagemEnviado: Sex Out 06, 2017 11:35 am 
Novato

Data de registro: Seg Abr 10, 2017 8:21 pm
Eu comprei o projeto do POP 25. Estou aguardando momento oportuno (economicamente) para iniciar a construção.

Eu também analisei esses 2 projetos (e vários outros) antes de efetuar a compra.

Os pontos positivos do Pantanal são esses que você mencionou. Porém, no meu caso, as vantagens do POP 25 superaram, sobretudo se pretender passar muito tempo a bordo.

O POP 25 possui um espaço interno maior, o que trará mais conforto. Uma boa capacidade nos tanques de água (260 L), considerando seu tamanho (não sei informar a capacidade do Pantanal 25). O sistema de 2 quilhas, embora possa causar mais arrasto, tem a vantagem de poder se apoiar nelas para manutenções, podendo inclusive fazer a manutenção numa praia em que a variação da maré permita. O custo de construção é menor. A simplicidade dos sistemas e da construção tornará também a manutenção e consertos mais fáceis para você mesmo fazer.

O sistema de motorização elétrica, contudo, eu ainda analiso com cautela, pois a vida útil das baterias disponíveis no mercado ainda não são ideais. Entretanto estão havendo muitos avanços, impulsionados principalmente pela indústria automotiva. Essas novas baterias para carros elétricos possuem um custo altíssimo, porém a tendência é de redução do preço. Outro ponto negativo é que a autonomia é muito inferior à do motor a combustão.

Esta é a minha opinião. Não sou entendedor de barcos, sou novato nesta área. Os colegas experientes podem opinar e contribuir melhor.

MensagemEnviado: Dom Out 08, 2017 9:20 pm 
Marinheiro

Obrigado a todos.

Estou pendendo para o POP 25 também mas gostaria de adotar o projeto original completo com todo o sistema elétrico. Outro projeto que comecei a analisar é do Multichine 26C.

MensagemEnviado: Seg Out 09, 2017 6:35 pm 
Marinheiro

Infelizmente construção no Brasil é só para gente com muito dinheiro e maluca. Estava cotando com a Flab de Campinas, disseram que para fechar um valor só depois que eu comprar o projeto do barco, mas deram como referência a construção de um Multichine 28 que vai sair por 600 mil reais, veleiro igual ao projeto. Já o estaleiro Franzen, orçou um Multichine 31 por 350 mil completo navegando, apesar de caro acho que o valor está mais condizente com o tamanho. Minha ideia era de gastar até no máximo 200 mil para construir um POP 25, mas já vi que com esse valor não encontro nada a não ser veleiros velhos. Então agora fica a dúvida... Será mais viável comprar um veleiro nos EUA e reformar por lá e passar temporadas no Brasil? Qual o tempo máximo de permanência de veleiro com bandeira estrangeira é permitido?

MensagemEnviado: Ter Out 10, 2017 9:25 am 
Usuário primeira classe

André, compre um martelo, alguns pregos, um pedaço de madeira e comece a treinar... :lol:
Depois você compra uma serra tico-tico, uma serra circular, uma plaina, lixadeira... e vai evoluindo. Considere como um hobby, uma terapia ocupacional.
É trabalhoso mas não é tão difícil assim. Eu construí um pequeno bote de compensado e resina epoxi, com reforços em tape de fibra porque precisava do bote e queria aprender a técnica. Durante uma feira náutica perguntei o preço de um bote inflável pequeno, de 2 metros, a atendente muito sorridente me respondeu sem pestanejar, à queima-roupa: 10 mil reais. Isso há dois anos atrás. Voltei para casa, li muito. O livro do Nasseh, entre outras preciosidades garimpadas na internet, passou a ser meu livro de cabeceira, meti a mão na massa e aprendi bastante. Tive meus momentos de ver a "maionese" de resina fervendo no pote, de respirar serragem e tossir um toco mas, entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Estou tentando arranjar espaço para um projeto maior.
Se tiver oportunidade, vá até o Clube São Cristóvão, na entrada da ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, e converse com o pessoal que faz.
Eu penso que seria muito interessante se as empresas que vendem materiais (madeiras, fibra, resinas, materiais para sanduíche, componentes e acessórios) incentivassem de alguma forma a construção artesanal. Criando cursos, capacitando o pessoal, disponibilizando espaços e equipamentos de maior porte, com a indispensável e necessária assessoria. E, até quem sabe, oferecendo mão de obra a preços realistas. Todos teriam a lucrar. Em vários lugares do mundo se faz isso, até no Brasil (vide Leroy Merlin, que vende e ensina a instalar o que vende). É uma idéia que tem tudo para dar certo.
Sonho? Pode ser. Mas se não acordarmos, o sonho não se tornará realidade.

MensagemEnviado: Ter Out 10, 2017 11:41 am 
Novato

Data de registro: Seg Abr 10, 2017 8:21 pm
Concordo com o Eduardo. A construção pode ser prazerosa. Imagino o contentamento de um dia poder navegar num barco que eu mesmo construí.

Um dos fatores que me levaram a escolha do projeto do POP 25 é a facilidade de construção, atestada inclusive por pessoas comuns, sem experiência anterior, que construíram os seus sem grandes dificuldades.

Pretendo começar construindo um caravela 2.5 para treinar a construção e, depois de pronto, me divertir um pouco em praias, levando-o preso ao rack no teto do carro.
Futuramente, como barco de apoio para levar no POP 25, pretendo construir um caravela 1.7 (projeto disponibilizado gratuitamente no site do B&G Yacht Design).

O prazer de construir é bem conveniente em momento de dificuldade financeira e alto custo de mão de obra. Ainda bem que tenho essa vontade e espero adquirir habilidade para ter bom resultado.

MensagemEnviado: Ter Out 10, 2017 6:47 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Mai 24, 2006 5:52 pm
sobre construir o próprio barco, a pergunta a ser respondida é: o que te dá prazer? construir ou velejar?

se a resposta for a segunda, entendo ser preferível comprar um usado, pois logo, logo você estará velejando. se optar por construir, a velejada pode ficar postergada por uns 3 anos, por baixo.

não estou indo contra a construção amadora, cada um sabe o que lhe convém, o que lhe dá prazer, etc.

EU não me meteria a construir um barco, a não ser que eu já tivesse outro para poder também navegar enquanto isso.

http://trovaosailing.blogspot.com.br
https://twitter.com/TrovaoNautica
https://www.facebook.com/trovaonautica

MensagemEnviado: Qua Out 11, 2017 9:57 am 
Usuário primeira classe

Concordo, Norberto. Há 4 anos estava nessa dúvida e comprei um Cruiser 23 usado. Foram 4 anos de muito bom proveito, aprendendo, "tirando a casca" e curtindo um veleiro. Minha dica é: Se você não tem, compre um veleiro. Depois construa o veleiro dos seus sonhos. Ou o mais próximo deles.

MensagemEnviado: Qua Out 11, 2017 11:26 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Mai 24, 2006 5:52 pm
Eduardo Azambuja escreveu:
Concordo, Norberto. Há 4 anos estava nessa dúvida e comprei um Cruiser 23 usado. Foram 4 anos de muito bom proveito, aprendendo, "tirando a casca" e curtindo um veleiro. Minha dica é: Se você não tem, compre um veleiro. Depois construa o veleiro dos seus sonhos. Ou o mais próximo deles.

bingo!

http://trovaosailing.blogspot.com.br
https://twitter.com/TrovaoNautica
https://www.facebook.com/trovaonautica

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 10 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas