Hoje é Qui Out 19, 2017 7:08 am

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 23 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Re: Bote Inflável para Porta Mala
MensagemEnviado: Qui Dez 01, 2011 8:00 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Seg Set 21, 2009 10:57 pm
Lucas,

Na minha adolecencia, faz tempo, naveguei muito com um bote de um amigo em Tamandaré. Não sei onde exatamente irá navegar, mas é uma região muitos recices que ficam expostos na maré baixa. Sendo assim, pensaria umas 5 vezes antes de comprar um bote Intex. Eu juntaria um pouco mais de dinheiro e compraria um bote melhor. Verique os botes da Nautika, Remar (tenho um de 1,9m), etc.

Abs,

PH

MensagemEnviado: Sáb Dez 10, 2011 11:21 am 
Novato

Data de registro: Qui Out 13, 2011 11:22 am
Passei na prova de Arrais Amador. Iupe. E quanto à inscrição da embarcação miúda tipo bote, só há necessidade de inscrição se utilizar motor acima ou igual a 30 hp, de acordo com a capitania dos portos de pernambuco.

MensagemEnviado: Sáb Dez 10, 2011 12:52 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Seg Set 21, 2009 10:57 pm
lucasmilet escreveu:
Passei na prova de Arrais Amador. Iupe. E quanto à inscrição da embarcação miúda tipo bote, só há necessidade de inscrição se utilizar motor acima ou igual a 30 hp, de acordo com a capitania dos portos de pernambuco.

Lucas,

Parabéns pelo Arrais !!!

Com relação a inscrição do bote, pela NORMAN 03, isto é válido para Embarcações Auxiliar pois utilizam o nome / inscrição da embarcação principal):

Embarcação Auxiliar - É a embarcação miúda que é utilizada como apoio de embarcação, com ou sem motor de popa e neste caso não excedendo a 30HP, possuindo o mesmo nome pintado em ambos os costados e o mesmo número da inscrição, pintado na popa, da embarcação a que pertence.

Por outro lado, na NORMAN 03 está claro que apenas as embarcações muidas sem propulsão estão dispensadas de inscrição:

0202 - OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO E/OU REGISTRO
As embarcações brasileiras de esporte e/ou recreio estão sujeitas à inscrição nas CP/DL/AG, devendo, por exigência legal, serem registradas no Tribunal Marítimo (TM) sempre que sua Arqueação Bruta exceder a 100.

Para embarcações com comprimento igual ou menor a doze metros a inscrição será simplificada, de acordo com a alínea 0205-c. Estão dispensados de inscrição as embarcações miúdas sem propulsão e os dispositivos flutuantes destinados a serem rebocados, do tipo “banana boat”, com até 10 (dez) metros de comprimento.

Verifique com cuidado.

Abs,

Paulo Henrique

MensagemEnviado: Seg Dez 12, 2011 9:44 am 
Novato

Nesse caso, eu não sei o que fazer. Fiz um contato por telefone à Capitania de Pernambuco e também tenho um e-mail respondido pela divisão de cadastro. Em ambos os casos, me confirmaram a não necessidade de inscrição do bote, com menos de 30hp. Dessa forma, não sei o que fazer. Em todo caso, eu tenho um e-mail que comprova tudo.
Att

MensagemEnviado: Seg Dez 12, 2011 10:08 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Seg Fev 07, 2011 1:26 pm
Olá Lucas,

A lei é clara, fica isento de inscrição apenas botes de apoio(até 30 hps) de embarcações maiores. Tenho um inflavel de 2,20 mts com motor Mercury 3,3 hp, que utilizarei como bote de apoio de minha lancha 275. Neste caso posso utilizar a inscrição da 275 para o bote de apoio. Mas precisa ter o nome e o numero de registro da 275 transcrito no bote de apoio.
Saudações,
JC. :D

MensagemEnviado: Seg Dez 12, 2011 10:42 am 
Novato

Enfim, acho que a Capitania utiliza o entendimento subsidiariamente. Não é lei, é uma norma da marinha. A norma não especifica "apenas" estão dispensadas. Acho que a lista não é exaustiva.
"As embarcações miúdas sem propulsão a motor e as utilizadas como auxiliares de outra maior cujo motor não exceda a 30 HP estão dispensadas de inscrição, podendo, todavia, serem inscritas por solicitação do proprietário.". Não especifica: apenas as embarcações miúdas sem propulsão... Enfim, estou entrando em contato novamente com a marinha, mas por ter um documento digitado (e-mail), fico acobertado, por ordem da autoridade competente e orientadora.
Att

MensagemEnviado: Ter Dez 13, 2011 11:12 am 
Novato

Data de registro: Qua Dez 30, 2009 4:19 pm
Bom dia,

Insista em inscrever sua embarcação na capitania. Qualquer embarcação que tiver propulsão a motor deve ser inscrita. Quando for embarcação de apoio deve estar escrito em ambos os bordos da embarcação: "apoio + nome da embarcação principal". como o seu caso não é esse, a regra a ser seguida basicamente é: Para embarcações até 5 mts, basta ter a nota fiscal da embarcação. Para embarcações maiores que 5 mts já começam a ser exigidas alguns outros documentos que, mesmo tendo a regulamentação da normam, pode variar de capitania para capitania.

Mas de qualquer forma, aconselho a procurar um despachante náutico para resolver seu questionamento, ele saberá como proceder na sua região.

Abraço

MensagemEnviado: Seg Set 24, 2012 2:59 am 
Novato

Data de registro: Seg Set 17, 2012 7:05 pm
lucasmilet escreveu:
Gostaria de saber se é necessário inscrição da marinha em botes tipo da Intex, não profissionais, com motores de popa...
Att

Bom Dia Lucas!
Sim é necessário a inscrição na capitania se você utiliza motor nele.

Vou contar o que aconteceu comigo.
Moro na região da grande Florianópolis aqui temos Lagoas e uma bacia enorme e tranqüila boa para andar de barco quando não bate o nordestão é claro hehe..
Eu comprei um bote Intex seahawk 4 por R$375,00 reais e coloquei um motorzinho branco 6.5hp com rabeta longa que comprei por R$800,00 reais nele. Eu estava pescando com meu bote quando de repente vi uma lancha se aproximando de mim era a capitania. Já foram logo perguntando minha documentação e a do barco. Mostrei minha carta de arraz e as notas fiscais do Bote e do motor tudo no meu nome pediram a licença para pesca aquela do IBAMA.
E sabe o que aconteceu mesmo eu tendo tudo isso!!! Rebocaram-me por 11 km até a capitania lá meu motor ficou preso, mas não fui multado, o capitão me liberou, mas me deu um prazo para regulariza a embarcação. Paguei R$ 250,00 reais para um Despachante e ele agilizou a documentação para mim.

Então quero dizer que o Bote intex Seahawk 4 da para fazer a documentação sim na capitania como embarcação miúda, e outra se a capitania te pegar sem essa documentação principalmente sem o seguro eles irão prende seu barco não importa quantas notas fiscais você tiver.

E fica outra dica aqui não recomendo o bote intex para mar que não tenha uma enseada calma e protegida, Pois se o tempo mudar der repente e você pegar um vento contra com ondas de até 2 ou 3 metros você vera o sufoco que terá para sair dessa situação isso se conseguir sair. Pois já passei por uma situação assim com ondas de 2,5 metros perto da ilha do Campeche com um vento Nordeste muito forte, minha sorte foi que tinha um barco pesqueiro passando por perto para me auxiliar e me rebocaram até a bacia de Florianópolis, pois o motor do bote não vencia a correnteza do mar e cada vez eu ia, mais e mais para alto mar cheguei até uns 4 km a mar adentro, a ilha de Florianópolis já tava quase sumindo do meu campo de visão :( :( . Foi um sufoco grande que passei tudo isso porque o bote trabalha com a onda levantando a hélice da água e perdendo toda sua força e fica a deriva na onda.
Recomendo ele apenas para águas tranqüilas ele é excelente em Lagoas e Rios além de ser muito econômico fazendo até 2 horas com um litro de gasolina e indo onde você quer com ele.
Espero que tenha ajudado

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 23 Mensagens ]  Ir para a página Anterior  1, 2

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas