Hoje é Sex Abr 26, 2019 12:50 pm

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 15 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: De São Paulo a Florida em Trawler
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2019 8:45 am 
Novato

Data de registro: Sáb Mar 01, 2014 12:11 am
Olá Pessoal,

Eu leio muitas historias aqui e acompanho a vida náutica a muito tempo, principalmente porque montei um Motorhome a uns 2 anos e usei muitos equipamentos nauticos.

Antes de fazer a pergunta eu vou contar um pouco de onde vim e pra onde vou, rs

Bom, quando montei o Motorhome todo mundo que conhecia e já tinham ficavam muito em Campings e eu sempre quis algo mais independente, comprei uma Sprinter e fiz a montagem com autonomia e conformo. Em resumo, já fui pra Argentina, Chile, Uruguay, Paraguai e desci até Ushuaia e estou saindo esse ano para Deserto do Atacama, Deserto de Sal e quero chegar até Machu Pichu. Não sei ainda o que é ficar em um camping com agua e luz abundante e sempre tive conforto.

Não tenho muito tempo pras viagens, então reservo dois meses por ano (60 dias), e os restantes dos finais de semana eu faço viagens curtas e passeios.

Agora comprei uma Carbrasmar 32 e fui aprovado na prova de Arrais Amador na semana passada. Já busco desvendar o mundo nautico e aprender muito sobre atravessias, não quero sair de lancha por 2 horas, parar, fazer um churrasco e voltar. Sei que o meu modelo ideal é um Trawler e de uns 32 pés com consumo em torno de 9L/H, porque eu quero ir longe, devagar, sempre e com menor custo.

O meu objetivo é sair com minha familia (esposa e duas filhas pequenas) pela costa do Brasil até Key West na Flórida e quem sabe atravessar canal do Panamá ou até Europa. Sei que temos muitas ilhas nesse caminho (Brasil x EUA) porque alguns amigos da aviação já fizeram de avião pingando nas ilhas. Claro que antes disso terei a carteira de capitão e até lá vou treinando e construindo o trawler, que deve demorar 1 ano.

Não encontrei nenhum relato de alguem que fez essa atravessia e por isso estou recorrendo no forum. Alguem tem ideia das dificuldades que eu vou ter nesse trajeto?

Abraços!

Assunto do Tópico: Re: De São Paulo a Florida em Trawler
MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2019 10:22 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Fev 25, 2004 6:14 pm
O Jade fez esta travessia:
https://www.bombarco.com.br/comunidade/ ... um-trawler

MensagemEnviado: Seg Jan 21, 2019 12:44 pm 
Marinheiro

Data de registro: Sex Mai 04, 2012 1:19 pm
Olá, tambem tenho interesse nesse projeto, tentei mandar mensagem para voce por mp mas não tive sucesso,.tem outro meio de comunicação?
Jo@o

MensagemEnviado: Ter Jan 22, 2019 1:04 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Qua Out 09, 2013 6:14 pm
Capitão eu já sou. Só falta grana e tempo para uma aventura destas! rsrs

Não tenho experiência prática com trechos tão longos quantos aos envolvidos num projeto como este. Mas eu estimo que o trawler precisaria ser maior para uma navegação mais segura. 32 pés me parece pouco para uma embarcação deste tipo, sujeita a enfrentar mares bem complicados. Do ponto de vista de segurança e conforto da tripulação.

MensagemEnviado: Ter Jan 22, 2019 1:09 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Qua Out 09, 2013 6:14 pm
Se vc ainda não leu indico também o livro "Bravo, Três anos, Três oceanos". Família do Paraná que viajou com um veleiro catamaran. O relato deste trecho que te interessa é bem detalhado.

MensagemEnviado: Qua Jan 23, 2019 10:50 am 
Marinheiro

Data de registro: Seg Jun 03, 2013 9:08 pm
Salve JRPRINCE
A sua proposta é fantástica. Só tenho que concordar que um 32 para um casal numa viagem longa é pequeno, ainda mais em se tratando de um trawler, onde você pode trabalhar bem mais folgado com peso e espaço. Estou construindo um de 15 metros para viajar a princípio apenas no litoral brasileiro com a família, e por vezes já o achei pequeno ...
Bom, é o pitaco que tinha para dar.
De qualquer maneira te desejo boa sorte e bons ventos. Só não deixe de fazer o seu barco e ir para a água com ele.
Como dizia o Amyr Klink, a maior tragédia em uma viagem é você não partir, ou seja, ela não acontecer.
Abração.

MensagemEnviado: Sáb Jan 26, 2019 8:19 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qui Abr 08, 2010 8:46 pm
JRPrince, salve salve !!!

Grande projeto, grande projeto. Comece a ler muito sobre trawlers, você vai precisar, aliás, todos que se metem nisso têm que ler muito, mas existe muita coisa escrita a respeito. É só ter tempo e vontade. Se souber ler bem em inglês vai ser bem mais fácil. O consumo que você estima não é difícil de conseguir. Mande bala no projeto. Leia o livro do Buhler https://www.google.com/imgres?imgurl=ht ... EHoECAUQEQ . É um bom começo. Também o livro do Robert Beebe é uma leitura indispensável https://www.amazon.com/dp/B00AN7MRJC/re ... TF8&btkr=1

Boa sorte, espero que você NUNCA desista desses sonhos...

MensagemEnviado: Sex Fev 01, 2019 10:14 pm 
Novato

Redboy escreveu:

Opa! Sim, já li bastante sobre eles! O Jade II é muito grande (talvez o ideal) e eu quero aprender muito antes de sair por aí.

Obrigado!

MensagemEnviado: Sex Fev 01, 2019 10:15 pm 
Novato

jo@o escreveu:
Olá, tambem tenho interesse nesse projeto, tentei mandar mensagem para voce por mp mas não tive sucesso,.tem outro meio de comunicação?
Jo@o

Opa, não sei se posso enviar dados por aqui, então resolvi te enviar uma mp com meu e-mail. Abraços!

MensagemEnviado: Sex Fev 01, 2019 10:17 pm 
Novato

Mauro Brisola escreveu:
Capitão eu já sou. Só falta grana e tempo para uma aventura destas! rsrs

Não tenho experiência prática com trechos tão longos quantos aos envolvidos num projeto como este. Mas eu estimo que o trawler precisaria ser maior para uma navegação mais segura. 32 pés me parece pouco para uma embarcação deste tipo, sujeita a enfrentar mares bem complicados. Do ponto de vista de segurança e conforto da tripulação.

Então, esse é meu objetivo também. Ser Capitão. Alias, e indispensável pra mim e pras viagens que eu quero fazer. Não só pelo documento mas também pela bagagem e estudo.

Coincidentemente hoje eu fiquei sabendo que o meu Arrais Amador ficou pronto, deve retirar aqui em São Paulo na terça-feira. Primeiro passo dado, agora é partir pra Mestre Amador e finalizar a escolha de um barco.

MensagemEnviado: Sex Fev 01, 2019 10:25 pm 
Novato

Henrique Domenici escreveu:
Salve JRPRINCE
A sua proposta é fantástica. Só tenho que concordar que um 32 para um casal numa viagem longa é pequeno, ainda mais em se tratando de um trawler, onde você pode trabalhar bem mais folgado com peso e espaço. Estou construindo um de 15 metros para viajar a princípio apenas no litoral brasileiro com a família, e por vezes já o achei pequeno ...
Bom, é o pitaco que tinha para dar.
De qualquer maneira te desejo boa sorte e bons ventos. Só não deixe de fazer o seu barco e ir para a água com ele.
Como dizia o Amyr Klink, a maior tragédia em uma viagem é você não partir, ou seja, ela não acontecer.
Abração.

Fala Henrique, tudo bom?

Caramba, se trawler de 51 deve estar show! É bem grande e ao mesmo tempo parece ser o tamanho ideal para uma viagem. Atravessar oceanos e tudo mais.

Cheguei a um desenho básico e uma lista do que eu preciso por. Na verdade eu estou construindo ainda em planilha do Excel, colocando tudo o que preciso na planilha, dando pontos para cada item e discutindo com minha esposa sobre os itens de baixo "peso" que podem sair da lista. Já estamos em uma média de 38 pés com dois motores Yanmar de 30HP, a 9 nós, com 4.5L por motor, por hora. Não sei se essa conta esta certa, usei uns cálculos loucos que aprendi em um site alemão e acho que mesmo estando errado ele já da um bom norte. Ficou com 12 ton.

Estou falando com os projetistas da YachtDesign e vendo as linhas de embarcações com projetos acessíveis pra começar a estudar. Gostei do Curruíra 42 (http://www.yachtdesign.com.br/portugues ... desc26.php), alguém conhece? Alguma outra sugestão?

O problema é que a construção hoje de um barco assim deve passar de 6 dígitos facilmente, é um fator bem importante também.

MensagemEnviado: Dom Fev 03, 2019 1:53 am 
Marinheiro

Olá JRPRINCE
Que maravilha ver que você está de vento em popa, evoluindo no seu projeto. Sim conheço a Curruíra do Cabinho. É um barcão ! Existe uma versão dela 46, a Rainha Janota, feita sob medida para um cliente. Ficou no ponto ! Tem um dentre os muitos estaleiros que as constroem que é campeão em tudo, o FLAB. Eu estou fazendo a coisa mais low profile, mas mantendo um certo padrão. Estabeleci um patamar de onde não desço, sob pena de comprometer o próprio projeto. O custo é alto, sim, mas tem hora que não tem jeito, você tem que gastar. O que eu fiz ? Estudei vários projetos, cheguei a comprar alguns, porque na época pretendia andar na velocidade semideslocante (11/14 Knots). Mas apesar do fascínio exercido por essa velocidade com baixo consumo, qualquer peso extra já jogava o desempenho no chão, drasticamente. Então o jeito foi esquecer os 3 ou 4 Knots a mais e começar a me acostumar a pensar em 7.5/8 e encarei de frente os deslocantes. Como é o que estou fazendo, porque uma geladeira grande tipo side by side, um máquina de gelo ou um ar condicionado de 18000 btus não farão a menor diferença na coisa toda. E para deslocar devagar e longe, descobri (graças a insistência da minha mulher) que a palavra a ser pensada é conforto ! Dei sorte e comprei um casco de traineira que nunca viu água, só a "casca da noz" mesmo, saí de um para dois motores (MWM 229/6 - 130 pangarés força cada) e estou indo aos poucos. Eu adoro madeira, apesar de saber que os compósitos hoje em dia operam milagres. Mas o custo do trabalho em madeira é mais barato, no final, pois ainda se encontram excelentes carpinteiros náuticos por aí. Aprendi também que existe um "monstro" terrível no mar chamado buzano. O cupim das águas. Então revesti toda a madeira externa da minha traineirinha com manta de fibra e resina epóxi. Deixei casco, convés, casaria e teto estanques. Uma coisa que você deve pensar, principalmente para adentrar as águas do Tio Sam, "holding tanks" ! A multa lá é cara e certa ! Caixinhas para suas águas cinzas e negras. Eu tenho um sistema da Dometic HTS-T de 145 litros, já vem com bomba maceradora prá alijar, filtro prá não sair o fedor, e o melhor, é plug and play. Muito bom. No meu barco fiz uma coisa também pouco vista mas que te recomendo pois é útil pacas, day use tanks ! Se você tem capacidade de 2.000 ltrs de diesel, mas na temporada você não vai sair da Baía da Ilha Grande, nada melhor do que usar os seus dois tanquinhos de 100 ltrs cada, super fáceis de limpar e bem em conta para encher, ao invés de ficar chacoalhando diesel prá lá e prá cá na imensidão dos seus tancões ! O mesmo se aplica para água doce. Aqui na traineirinha eu tenho essa capacidade de 2000 "full" mas uso dois "day use" de 250 cada prá facilitar. Não podemos esquecer que tem o gerador também né ? E esse roda quase o tempo todo aqui nos trópicos, então, gasta diesel sim ! Uma dica, pensa no teu sistema elétrico e pensa muito ! Eu fiz 12 V e hoje me arrependo. Deveria ter feito 24 V. Bitolas de fios menores, menos amperagem, etc... Se você for utilizar geladeiras da Elber, então, vá lá no site deles e veja o consumo da 12V e da 24V. Meu guincho é um Quick 2000 Watts, 24V, um monstro que só trabalha com corrente de 12,5 mm e eu tive que fazer uma engenhoca que não me convence até hoje só para alimentá-lo. Enfim, são os problemas que deixam essa coisa de construir simplesmente viciante ! Minha mulher fala que o dia em que ficar pronto eu vou ficar triste e é bem provável que isto realmente aconteça. Mas o importante é seguir em frente e botar o bicho na água ! O que precisar, estamos por aqui. É só chamar. E se você ainda não decidiu um casco, segue aqui uma sugestão que vi recentemente no Mercado Livre, pedindo por mãos que o transformem em alguma coisa bonita e viajante. Dá uma olhadinha ! https://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB ... nt_order=1
Segue uma foto de como vai ficar o meu depois de pronto. Ao menos estou lutando prá isto ! kkkkkkk
Anexo:
Manda MINI.jpg
Manda MINI.jpg [ 81.43 KiB | Visualizado 3841 vezes ]
Um abração !

MensagemEnviado: Seg Fev 04, 2019 9:28 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Seg Jun 27, 2011 8:02 pm
Bom dia.
Henrique vc esta documentando a construção? Tem algum blog para acompanharmos??
Parabéns e bons ventos!!!

MensagemEnviado: Seg Fev 04, 2019 9:38 pm 
Marinheiro

Oi Fabio
Tudo bom ? Sim, estou registrando mas não tenho blog. Faço algumas fotos, uns filmes com celular mesmo, tenho algumas fotos dos equipamentos que vou adquirindo, mas nada assim rigorosamente metódico, não. Até porque essa coisa toda está mais na cabeça e em uns poucos rabiscos e cálculos no papel do que em qualquer outro lugar. Quando eu pensei em fazer um registro "honesto" eu já tinha ultrapassado etapas interessantes e consequentemente perdido dados importantes. Mas dá prá fazer um resumo fotográfico razoável da evolução da construção. Vou organizar e posto aqui.
Obrigado pelo interesse Fabio. Um abração prá você também e bons ventos. Sempre !

MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2019 6:50 pm 
Novato

Henrique Domenici escreveu:
Olá JRPRINCE
Que maravilha ver que você está de vento em popa, evoluindo no seu projeto. Sim conheço a Curruíra do Cabinho. É um barcão ! Existe uma versão dela 46, a Rainha Janota, feita sob medida para um cliente. Ficou no ponto ! Tem um dentre os muitos estaleiros que as constroem que é campeão em tudo, o FLAB. Eu estou fazendo a coisa mais low profile, mas mantendo um certo padrão. Estabeleci um patamar de onde não desço, sob pena de comprometer o próprio projeto. O custo é alto, sim, mas tem hora que não tem jeito, você tem que gastar. O que eu fiz ? Estudei vários projetos, cheguei a comprar alguns, porque na época pretendia andar na velocidade semideslocante (11/14 Knots). Mas apesar do fascínio exercido por essa velocidade com baixo consumo, qualquer peso extra já jogava o desempenho no chão, drasticamente. Então o jeito foi esquecer os 3 ou 4 Knots a mais e começar a me acostumar a pensar em 7.5/8 e encarei de frente os deslocantes. Como é o que estou fazendo, porque uma geladeira grande tipo side by side, um máquina de gelo ou um ar condicionado de 18000 btus não farão a menor diferença na coisa toda. E para deslocar devagar e longe, descobri (graças a insistência da minha mulher) que a palavra a ser pensada é conforto ! Dei sorte e comprei um casco de traineira que nunca viu água, só a "casca da noz" mesmo, saí de um para dois motores (MWM 229/6 - 130 pangarés força cada) e estou indo aos poucos. Eu adoro madeira, apesar de saber que os compósitos hoje em dia operam milagres. Mas o custo do trabalho em madeira é mais barato, no final, pois ainda se encontram excelentes carpinteiros náuticos por aí. Aprendi também que existe um "monstro" terrível no mar chamado buzano. O cupim das águas. Então revesti toda a madeira externa da minha traineirinha com manta de fibra e resina epóxi. Deixei casco, convés, casaria e teto estanques. Uma coisa que você deve pensar, principalmente para adentrar as águas do Tio Sam, "holding tanks" ! A multa lá é cara e certa ! Caixinhas para suas águas cinzas e negras. Eu tenho um sistema da Dometic HTS-T de 145 litros, já vem com bomba maceradora prá alijar, filtro prá não sair o fedor, e o melhor, é plug and play. Muito bom. No meu barco fiz uma coisa também pouco vista mas que te recomendo pois é útil pacas, day use tanks ! Se você tem capacidade de 2.000 ltrs de diesel, mas na temporada você não vai sair da Baía da Ilha Grande, nada melhor do que usar os seus dois tanquinhos de 100 ltrs cada, super fáceis de limpar e bem em conta para encher, ao invés de ficar chacoalhando diesel prá lá e prá cá na imensidão dos seus tancões ! O mesmo se aplica para água doce. Aqui na traineirinha eu tenho essa capacidade de 2000 "full" mas uso dois "day use" de 250 cada prá facilitar. Não podemos esquecer que tem o gerador também né ? E esse roda quase o tempo todo aqui nos trópicos, então, gasta diesel sim ! Uma dica, pensa no teu sistema elétrico e pensa muito ! Eu fiz 12 V e hoje me arrependo. Deveria ter feito 24 V. Bitolas de fios menores, menos amperagem, etc... Se você for utilizar geladeiras da Elber, então, vá lá no site deles e veja o consumo da 12V e da 24V. Meu guincho é um Quick 2000 Watts, 24V, um monstro que só trabalha com corrente de 12,5 mm e eu tive que fazer uma engenhoca que não me convence até hoje só para alimentá-lo. Enfim, são os problemas que deixam essa coisa de construir simplesmente viciante ! Minha mulher fala que o dia em que ficar pronto eu vou ficar triste e é bem provável que isto realmente aconteça. Mas o importante é seguir em frente e botar o bicho na água ! O que precisar, estamos por aqui. É só chamar. E se você ainda não decidiu um casco, segue aqui uma sugestão que vi recentemente no Mercado Livre, pedindo por mãos que o transformem em alguma coisa bonita e viajante. Dá uma olhadinha ! https://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB ... nt_order=1
Segue uma foto de como vai ficar o meu depois de pronto. Ao menos estou lutando prá isto ! kkkkkkk
Anexo:
Manda MINI.jpg
Um abração !

Olá Henrique,

Muito obrigado pelas palavras, gostei e lí atentamente tudo o que postou. Entrei em contato com o Cabinho, falei sobre o projeto do Curruira 33. Tem um casco pronto a venda. Fui visitar, fotografei tudo e estou quase fechando.

Visitei a FLAB, mas o custo ficou em torno de BRL $1.5KK o de 32, achei o custo muito alto pra mim e sai cotando. Encontrei um semi-estaleiro (porque ele trabalha com outros trabalhos tbm) e tem espaço pra eu fazer por lá, no Guarujá. Devo visitar na semana que vem.

Vou fazer um "Work Flow" da construção toda e talvez poste aqui. Em resumo deverá ser um Curruira 33, com dois motores Yanmar de 40, quatro tanques de Diesel 320L cada + dois de 100L "Day Use" e 2 tanques de agua de 150L cada (com dessalinizador de 5L hora).

Grande abraço e parabéns pelo projeto!!!! 54 é show!

Renato.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 15 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas